Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade de profissionais multitarefas e de diminuição dos custos de operação das empresas valorizou a carreira no mercado.

Sem dúvidas, a expansão do home office e a vontade de trabalhar por conta própria faz do assistente virtual um profissional disputado.

Mas, você sabe o que faz um assistente? O que você precisa para se tornar um? Ou mesmo onde pode encontrar clientes?

Para que essas e outras perguntas sobre o assunto sejam respondidas, fizemos um guia completo sobre a profissão. Siga com a gente e saiba tudo que você precisa para começar a trabalhar hoje mesmo como assistente virtual!

O que significa ser assistente virtual?

O assistente virtual trabalha de maneira remota e pode atender vários clientes ao mesmo tempo.
A assistente virtual trabalha de modo remoto prestando serviços para empresas. Foto: Pexels / Polina Zillberman.

O assistente virtual ou secretário remoto (ou ainda secretário virtual, se preferir) é um profissional autônomo que trabalha em home office e presta serviços para empresas.

Em suma, ele realiza serviços administrativos, técnicos, sociais e de marketing para terceiros.

A ideia é que o/a assistente virtual trabalhe de acordo com as demandas dos clientes.

Aqui, é importante lembrar que o vínculo será de contratante e contratado. Ou seja, o secretário virtual não é um empregado da empresa que o contrata e sim, um prestador de serviço.

Como ser uma assistente virtual?

Então, de modo geral, você não precisa de nenhuma formação específica para atuar como secretária remota. Mas, para conseguir melhores trabalhos e poder cobrar mais, é bom que invista em algum tipo de formação. Com isso, será mais fácil obter clientes (falaremos sobre isso daqui a pouco).

Por enquanto, vamos pensar no que você precisa decidir antes de começar.

O que preciso para começar?

Em primeiro lugar, você vai precisar de um espaço adequado de trabalho e de materiais básicos.

Para começar, os materiais básicos de que precisa são:

  • Computador ou notebook
  • Internet de qualidade
  • Telefone
  • E-mail profissional
  • Material de escritório: canetas, agenda, bloco de notas
  • Whatsapp
  • Impressora com scanner

Tenha em mente que como um assistente virtual faz todo o trabalho de casa, então precisa montar um home office eficiente e completo.

Em segundo lugar, você precisa pensar na parte burocrática do seu serviço. Por exemplo:

  • Se tornar um microempreendedor individual (MEI). Isso é importante pois, com a MEI, você poderá emitir nota fiscal para seus clientes. Além disso, pode contar com os benefícios da previdência social em caso de algum acidente que te deixe incapacitada para trabalhar por algum tempo. Como autônoma, esse serviço é bastante útil.
  • Definir qual será o seu nicho de atuação. Como você vai ver em seguida, o assistente pode trabalhar em muitas funções. Por isso, é interessante que você se especialize num tipo de serviço. Desse modo, vai poder cobrar um pouco mais por cada tarefa.
  • Elaborar um contrato de serviço. Na internet você pode encontrar vários modelos de contrato. Eles ajudam a garantir a segurança do seu trabalho.

Além desses pontos que destacamos, a profissão de secretária remota exige que você seja organizada, pontual e pró-ativa. Assim, caso queira ser uma assitente, tenha em mente que nessa profissão é essencial cumprir prazos e prestar um serviço de qualidade aos clientes. Afinal, um cliente satisfeito, além de retornar para outros projetos, também ajuda a divulgar seu trabalho.

Trabalhar de casa é uma das vantagens de ser secretária remota.
Assistente virtual trabalhando de casa. Foto: Pinterest.

Onde procurar capacitação?

Mesmo que não seja preciso um curso ou outro tipo de qualificação para ser assistente virtual, a capacitação ainda é essencial.

Encare essa profissão da mesma forma que outras. Um professor ou um médico precisa estar sempre atualizado, para poder prestar o serviço da melhor forma. Assim também deve ser com a sua carreira de secretária virtual.

Para se capacitar, você pode fazer cursos que tenham relação com o nicho de trabalho em que atua como, por exemplo:

  • Caso atue em funções de administração, busque cursos de gestão de pessoas, gestão de recursos financeiros e de excel.
  • Se a sua área for em comunicação e marketing, o ideal é pensar em formação para trabalhar com o Canva, Photoshop e para usar recursos de marketing digital.
  • Agora, se você escolher o nicho de assistente pessoal, pode pensar em cursos para gerenciar recursos humanos, como lidar com controle de tempo e agenda.

Enfim, as ideias para melhorar suas habilidades são infinitas. Além das opções que já demos, nossa sugestão é que, ao iniciar, você busque conhecer as funções básicas de secretariado. Saber os pontos básicos são importantes pois eles estão relacionados com todos os nichos de atuação.

Por fim, hoje em dia já existem alguns canais do Youtube e também especialistas na área que oferecem cursos de formação para assistente virtual.

Você pode dar uma olhada no canal da Milla Ribeiro, lá ela resolve, de maneira prática, várias dúvidas de quem quer começar.

Agora, se você tem um pouco mais de dinheiro para investir, aposte em cursos pagos. Para isso, procure pela Camile Just ou então pela Karla Moura, as duas atuam há bastante tempo no mercado e têm muitas informações para compartilhar.

Quais são as principais áreas de atuação de uma assistente virtual?

Um secretário remoto pode realizar diversos tipos de serviços como gestão de mídias sociais e controle financeiro de empresas.
Para trabalhar de assistente virtual você deve buscar formações de acordo com o seu nicho de atuação. Foto: Vlada Karpovich.

No momento em que começar a pesquisar mais sobre a profissão, você vai se deparar com várias áreas de atuação.

Mesmo que a profissão seja nova no Brasil, já existem muitas funções que são feitas pelo assistente virtual.

Só para ilustrar, vamos te dar 10 tipos de serviço que você pode fazer:

  1. Gestão de mídias sociais
  2. Serviços financeiros
  3. Produção de relatórios e planilhas
  4. Escrita e tradução de textos
  5. Produção de material de marketing
  6. Criação de apresentações
  7. Serviços pessoais
  8. Cobranças e pagamentos de contas
  9. Atendimento ao cliente
  10. Gestão de e-mail

É claro que, se você for olhar, cada uma dessas áreas, ainda pode se dividir em outras. Por isso, além de escolher um nicho para atuar, você também precisa saber lidar com todas as funções que a sua área exige.

Quanto posso cobrar pelos serviços de assistente virtual?

Depois que você decidir para qual caminho da profissão irá seguir, vão começar a surgir perguntas como:

  • Eu devo cobrar por hora? Por serviço? Por pacote de serviços?
  • Quanto vale o meu trabalho?
  • Será que estou cobrando muito? Ou será que estou cobrando pouco?

Pois é, calcular o valor de seu serviço não é muito simples. Nesse sentido, você vai precisar criar alguns critérios para te ajudar.

Critérios para definir o preço de trabalho

Na hora de definir seu preço de trabalho, considere:

  1. Quantas horas por dia e quantos dias por semana você vai trabalhar.
  2. Se vai cobrar por hora ou por pacote de serviços.
  3. Qual a sua capacidade de produção. Ou seja, quanto tempo você leva para realizar cada tarefa e ainda manter o mesmo padrão de qualidade no serviço.
  4. Os custos para manter o seu negócio. Aqui você precisa considerar o gasto com a MEI, cadastro em alguns sites essenciais para o serviço, etc.
  5. Qual será o seu salário. Mesmo que você trabalhe por conta própria,você precisa ter um salário fixo. Isso garante que em meses de maior receita você guarde parte do dinheiro para cobrir meses com menos.

Se você quiser entender melhor como fazer o cálculo do seu valor, dá uma olhada nesse vídeo da Milla Ribeiro. Ela faz uma simulação de quanto você pode cobrar por hora de acordo com o quanto você trabalha e precisa para se manter.

Como e onde posso conseguir clientes

Agora, chegou a hora de começar a trabalhar!

Mas daí surge as dúvidas de como e onde conseguir clientes para os serviços de assistente. Vamos te ajudar nessa parte.

Como conseguir clientes?

O início de qualquer negócio não é fácil. Muitas portas vão estar fechadas, mas, com um pouco de persistência você vai conseguir se colocar no mercado.

E lembre-se: depois que você fizer as tarefas com qualidade e dentro do prazo, ficará mais fácil para manter e conseguir clientes.

Então, os seus primeiros passos para conseguir clientes são:

  • Criar um e-mail profissional para se comunicar com clientes
  • Falar com pessoas próximas sobre o seu trabalho. Aqui, peça indicações, ofereça seus serviços e se divulgue.
  • Vá até seu público alvo. Se você quer trabalhar com serviços financeiros, vá até as empresas, por exemplo.
  • Tenha um cartão de visitas.
  • Crie um perfil nas redes sociais.

Além desses passos iniciais, você pode buscar por serviços online, como vamos te mostrar agora.

Onde conseguir clientes online?

Com o intuito de expandir seu trabalho e aumentar seus ganhos mensais você pode migrar para serviços online.

Hoje em dia, diversos sites oferecem serviços para assistentes virtuais. Apesar de cada um atuar de um jeito diferente, de modo geral funciona assim:

  • O cliente precisa de um serviço e publica em um desses sites. Nesse momento, você e outros assistentes farão propostas e assim, o cliente escolhe aquela que mais o agradar.

Abaixo, vamos te mostrar alguns sites para você se cadastrar e procurar por trabalho de secretária remota. Lembrando que é essencial que você leia as regras dos sites antes de começar. Como já dissemos, eles tem um jeito parecido, mas sempre existem diferenças. Alguns podem ser gratuitos e outros pagos.

Sites para encontrar serviços como secretária remota

Agora, vamos te apresentar alguns sites em que você pode encontrar serviços:

Camile Just

Uma vez que você fizer o curso da Camile Just, que te garante um certificado de “Assistente Virtual”, você pode começar a trabalhar na plataforma que ela oferece. Neste site, os clientes buscam por serviços e escolhem o profissional para executar o serviço.

Prestus

A Prestus oferece aos clientes um serviço de secretariado 24h. Você, como secretária remota pode entrar em contato com a empresa e enviar um currículo para trabalhar com eles.

Workana

Esse site oferece todo tipo de serviços para freelancers. Aqui, o cliente fará um projeto, detalhando o serviço que precisa e você fará uma proposta. Ao final, o cliente escolhe a proposta que mais lhe agradar.

Para começar a trabalhar com o site, você precisa fazer um cadastro que será aprovado ou não pela equipe da Workana. Por isso, é interessante que você tenha um bom currículo para conseguir acessar o site e começar a trabalhar.

Freelancer

Para essa plataforma, você deve montar um portfólio com alguns trabalhos que já tenha feito. Por isso, vale começar a fazer trabalhos para conhecidos e assim montar um portfólio com as tarefas que você já realizou.

Em geral, o Freelancer funciona mais ou menos como o Workana, mas vale a pena das uma olhada nas regras do site antes de começar.

99Freelas

Mais um site que oferece serviços de freelancer, o 99Freelas também tem serviços voltados para a assistência virtual. Nesse site, o cliente detalha um projeto e você faz uma proposta. Daí cabe ao cliente escolher a proposta que mais lhe agradar.

Quem vai me contratar?

Com toda certeza, você vai encontrar muitas opções de serviços e clientes. O mercado de assistentes virtuais está aquecido.

Seja pela economia com encargos trabalhistas seja pela praticidade, vários setores buscam por esse tipo de serviço.

  • Médicos, dentistas e advogados costumam procurar por serviços de secretaria e atendimento ao cliente.
  • Youtubers e blogueiros contratam assistentes para organizar a frequência de postagens em redes sociais e até mesmo para produzir conteúdos.
  • Empresários de pequenas, médias e grandes empresas podem solicitar serviços de administração.
  • Pessoas físicas, buscam assistentes para resolver problemas com operadoras de telefone, para pagar contas e outras tarefas do dia-a-dia.

Antes de ir…

Se você já assistiu a série The Office, vai ver como trabalhar dentro do escritório pode ser enfadonho. Por isso, a chance de trabalhar quando e de onde você quer é muito atraente. É nesse sentido que surge a profissão de assistente virtual.

Por ser feita de modo remoto e sem a presença de um chefe para te dizer o que fazer ou te atrapalhar, ela é uma ótima opção para quem busca mais liberdade.

Seja qual for o seu motivo, trabalhar com o que gosta, sendo dono de seus horários e definindo seus ganhos são vantagens incríveis dessa profissão. Vale a pena desbravar essa nova carreira e ser chefe de si!

Agora, antes de ir, não esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou do nosso artigo. Saber sua opinião é muito importante para nós!

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office diretamente em seu e-mail.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →