Como conciliar o trabalho de home office com filhos?

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Se antes já era uma realidade no mundo inteiro, empresas recrutarem funcionários remotos, em função da pandemia, o Brasil, até então, ainda tímido na adesão ao Home Office, teve na modalidade a única alternativa ao desemprego ou falência das empresas.

E a previsão, de acordo com pesquisas, é que a tendência ganhe força por aqui, até mesmo após a pandemia, e o Home Office passe, cada vez mais, a fazer parte da vida dos brasileiros.

Tudo bem, mas e quem tem filhos? Como fazer para administrar trabalho com vida doméstica e criação dos filhos? Será que isso é possível?

Foi pensando nisso, na realidade de milhões de famílias que estão se vendo obrigadas a passar por essa experiência, que preparamos esse artigo. Portanto, se esse é o seu caso, continue lendo!

Quais vantagens do home office para pais e mães?

Em relação as vantagens do Home Office, ao adotar essa modalidade, tanto as empresas quanto os funcionários podem sair ganhando.

Se por um lado a prática do Home Office nas empresas permite uma maior flexibilização, gerando mais produtividade nas atividades, redução de custos, aumento contingente de candidatos, não se limitando mais pela geografia, leis mais estruturadas, vantagens fiscais, entre outras…

Por outro lado, o profissional tem mais flexibilidade, comodidade, autonomia, economia de tempo e dinheiro, entre outras…

E é justamente a flexibilidade que vem atraindo, cada vez mais, muitos pais a essa modalidade de trabalho, já que o Home Office, teoricamente, possibilita mais tempo com a família e filhos.

Que pai ou mão nunca sonhou poder passar mais tempo com seus filhos, seja no café da manhã, almoço ou jantar, sem dúvida, é um privilégio para poucos, mas isso até agora.

Certamente, a teoria nem sempre se equipara à prática.

Por isso, se você é mãe, ou pai, e está considerando trabalhar Home Office, vale á pena seguir lendo esse artigo, onde mostraremos os reais desafios impostos a quem quer conciliar trabalho Home Office com filhos.

Apesar de todas as vantagens, desde poder se livrar dos transportes lotados, ou do trânsito da hora do rush, de poder passar mais tempo com seus filhos, na prática, o Home Office impõe uma série de desafios nem sempre fáceis de superar por quem tem filhos em casa.

Por isso, para não ser pego de surpresa, vale prestar atenção nessas importantes dicas para quem deseja o trabalho Home Office com os filhos em casa.

Como fazer os filhos entenderem que estou trabalhando?

A primeira queixa dos pais ao adotarem o Home Office é sempre a mesma: que não sabiam que trabalhar de casa envolveria tanto estresse emocional.

Pois é, e isso se explica pelo fato dessa mudança, em começar a trabalhar de casa, virar uma confusão na cabeça dos pequenos.

Por isso, é fundamental deixar claro que, apesar de estar em casa, você está trabalhando, ficando nessa hora mais do que fundamental ter um espaço, reservado, para trabalhar em Home Office.

Essa imposição de limites acaba fazendo com que muitos pais, inclusive, se sintam culpados.

Na verdade, é preciso entender que, para as crianças as fronteiras não estão mais tão claras como antes, o pai/mãe fora, estavam trabalhando, o pai/mãe em casa, não.

Ou seja, antes ficava bem claro para as crianças que papai ou mamãe em casa significava um tempo exclusivamente familiar, agora elas precisam se adaptar a essa nova realidade de que seus pais estão trabalhando e que a hora de brincar ou de passear vai ter que esperar.

Mas como elas vão identificar essa hora de brincar e hora de trabalhar?

Por isso, é tão importante contar com um espaço exclusivo para o Home Office, já que ao verem seus pais em tal espaço, automaticamente, a criança vai saber que estão trabalhando, que não é hora de brincar.

Mas, infelizmente, a grande maioria da população não pode contar com um espaço exclusivo para Home Office, nesse caso, então, a dica é eleger um canto da casa, a mesa da sala ou cozinha, deixando estabelecido que quando os pais estiverem ali, é porque estão trabalhando.

Ou seja, estabelecer limites de espaço e tempo com seus filhos.

Assim, ao ouvirem que papai, ou mamãe, está no trabalho, quando estiverem no escritório ou mesa da sala ou cozinha, a criança consegue delimitar mentalmente que mesmo que mamãe ou papai estejam em casa, eles não estão podendo brincar.

Como estabelecer uma rotina para pais e mães no Home Office?

Sabe aquele seu sonho de sair do quarto e ir para o escritório de pijama mesmo? Então, ESQUEÇA!

Aliás, essa dica vale até para quem não mora com os filhos, é fundamental encarar o trabalho remoto com a mesma seriedade que trata o presencial, assim, jamais trabalhe com roupa de dormir, se vista de uma forma menos desleixada.

Acredite, se não passar a ideia de que está encarando o trabalho remoto com seriedade, provavelmente, os demais moradores e, principalmente, as crianças da casa, também não irão levar à sério.

Com certeza, dessa forma, a produtividade será afetada, com você em meio às demandas domésticas, se mostrando disponível, sem passar a devida seriedade que qualquer trabalho exige.

Por essas e outras é fundamental estabelecer uma rotina, que deve começar logo ao acordar. Confira algumas dicas para colocá-la em prática:

Cumpra um horário

Procure acorde todos os dias na mesma hora, até mesmo, nos finais de semana. Mesmo que tenha filhos pequenos e que os mesmos não permitam uma boa noite de sono, procure adaptar um horário à sua rotina, pois isso ajuda e educar seu cérebro.

Se arrume para trabalhar

Como dito acima, é preciso levar à sério e mostrar aos demais moradores que você está trabalhando de casa, mas que continua sendo trabalho. Por isso, se arrume, coloque os sapatos. Dessa forma, acredite, estará passando sinais aos seu cérebro também, ajudando na motivação e produtividade.

Siga esses passos: acorde, escove os dentes, troque de roupa, coloque os sapatos, tome seu café e vá para seu espaço trabalhar.

Disciplina é um dos princípios da produtividade.

Porque fazer listas de tarefas é importante?

Não só a disciplina é importante, a organização é fundamental para a produtividade e, nesse quesito, as listas são imbatíveis.

Mas, antes de qualquer coisa, é muito importante ter um espaço exclusivo para seu trabalho.

De preferência, esse espaço deve ser fechado, justamente, para preservar a privacidade, o foco, assim como, garantir videochamadas ou videoconferências sem surpresas ou ruídos.

Mas, infelizmente, embora seja o ideal, a grande maioria das pessoas não pode contar com um espaço exclusivo para montar um Home Office, muitas até nem possuem internet em suas casas.

Nesse caso, no entanto, longe do ideal, mas como alternativa, é preciso se valer da mesa da sala, ou cozinha, para montar seu escritório, deixando bem claro, ao restante da família, que esse é seu espaço de trabalho e que você não deve ser importunada.

Procure estabelecer regras básicas para que as demais pessoas da casa possam entrar em contato com você ao longo do dia, para não correr o risco de transformar seu escritório em um banco de praça.

Pronto, estabelecido local e regras, chegou a hora de fazer suas listas para garantir organização e uma maior produtividade.

Crie sua lista de tarefas, e vale lançar mão de ferramentas para isso, já existindo muitas no mercado, como Todoist, Wunderlist, To-Do, Any.do, só para citar algumas.

Na lista, vale acrescentar a checagem de emails, já que isso pode acabar refletindo muito em sua produtividade, principalmente, de quem costuma receber muitos emails por dia.

Assim, estipule horários para realizar a checagem, em momentos específicos do dia, em vez de verificar sua caixa de entrada toda hora, ou sempre que uma nova mensagem entra.

Vale separar 20 minutos para responder a todos nos momentos predefinidos.

E falando em listas, não deixe de criar uma “Lista para amanhã”. Procure planejar o que você irá fazer no dia seguinte, em que ordem você irá fazê-lo, para impedir que você esqueça algo importante ou acabe procrastinando.

Acredite, comprovadamente, as listas ajudam, e muito, na produtividade, já que, até de forma inconsciente, você estará se desafiando.

Quando precisarei de ajuda para lidar com os filhos no home office?

Provavelmente, muitos que estão lendo têm filhos já em idade escolar, ou já bem grandinhos sem precisarem de muita supervisão e ajuda o tempo todo, nesse caso, pode se considerar uma pessoa sortuda no mundo do Home Office.

Mas, se você que está lendo tem filho, ou filhos, ainda de colo, ou muito pequeno, engatinhando, que precisa de atenção o tempo todo, ou grande parte do dia, então, nesse caso, realmente, talvez seja indicado procurar alguém para ajudar.

Trabalhar de casa e cuidar de criança, ainda sem idade para entender que você está perto, mas não pode dar atenção, acaba sendo bem difícil para ambas as partes, gerando muito estresse.

Certamente, durante a pandemia, não se tem muito o que fazer, é simplesmente dar um jeito e tentar se dividir ao máximo, embora, com certeza, irá deixar a desejar como profissional ou como mãe/pai.

Por isso, se pensa seriamente em levar aderir à modalidade Home Office mesmo após a pandemia, então, a dica é, com antecedência, já ir pensando em uma assistência infantil que, com certeza, irá precisar.

Vale lembrar que estamos em meio a uma pandemia, ou seja, uma situação atípica, pois, geralmente, o Home Office permite que você tenha a flexibilidade de buscar seus filhos na creche, ou escola,  em um horário que funciona para sua família você.

E por falar em vantagens, não podemos esquecer da possibilidade de fazer uma pausa sempre que for preciso, ou mesmo, de poder levar o filho ao médico, ou participar de reuniões ou atividades escolares quando for necessário.

O fato é que, com pandemia, ou sem pandemia, home office pode ser conciliado com filhos, sim, basta se programar e, no caso deles ainda muito pequenos, contar com ajuda, ou de familiares, ou de creches, lembrando de contabilizar os custos para ver se vale à pena.

Mas se não puder colocar os filhos na creche, não posso trabalhar Home Office?

Caso você não tenha outra opção, ou mesmo, queira trabalhar de casa para ficar mais tempo com seus filhos, mas não tem como arcar com os custos de creche ou babá, confira essas dicas:

Recorra aos avós!

Tem vovó ou vovô por perto? Então, pedir socorro a eles pode ser uma boa saída, pelo menos, até a criança crescer um pouco. É uma alternativa barata e segura, já que com os avós, mais segurança impossível!

Aposte nos amiguinhos

Caso a criança já seja um pouco maior, sem dúvida, recorrer aos amiguinhos pode ser a melhor alternativa. Eles se divertem, gastam energia, e você não se sente culpada. Vale mandar para casa de primos, ou amiga com filhos.

No mais, vale apelar para o vizinho que adora criança, aquela sobrinha grandinha que quer ganhar uma graninha… enfim, só não vale abrir mão de seu trabalho.

Como mãe ou pai, posso trabalhar de qualquer lugar?

Então, embora o Home Office seja, automaticamente, associado a trabalhar de casa, na verdade, o trabalho remoto pode ser realizado de qualquer lugar.

Inclusive, pessoas viajando podem continuar trabalhando.

E, no mais, nem sempre, a casa é o ambiente ideal, ou seja, o lugar mais adequado para se realizar um trabalho remoto. Muitos fatores devem ser considerados, desde férias escolares, chegada de familiares, e etc…

Primeiramente, é preciso entender que como estamos em meio à uma pandemia, pouco se tem falado de espaços Coworking, já muito comum lá fora e por aqui já com muitas opções a considerar.

Assim, caso o home office seja, realmente, o que você quer para o seu futuro, considere alugar esses espaços de trabalho no caso de sua casa não se adequar e, claro, o custo disso permitir.

Como o home office já é uma tendência no mundo todo, as grandes cidades já oferecem opções de espaços de trabalho, o que permite, inclusive,  que você possa viajar e continuar trabalhando, e mais, esses espaços, geralmente, podem ser alugados por hora ou por mês, e em alguns casos, a empresa até reembolsa o custo.

Enfim, você viu que é possível, SIM, conciliar Home Office com filhos, basta um pouco de paciência, organização e disciplina.

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office GRÁTIS diretamente em seu email.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →

Seja home office

Dicas e truque para se tornar um home-office melhor.

Mantenha-se educado(a) e entretido(a) gratuitamente.