Como ganhar dinheiro com home office em 2021?

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

O trabalho home office já é uma realidade para diversos profissionais há tempos. Com a pandemia em voga no ano de 2021, o que era considerado apenas uma possibilidade passou a acontecer de fato.

Recursos como chamadas de vídeo entraram de vez na rotina do brasileiro trabalhador, seja ele autônomo ou com registro em carteira. Isso porque a urgência sanitária gerou a necessidade de distanciamento, enquanto que a atividade econômica precisava de alguma forma continuar funcionando.

Podemos citar exemplos de trabalho em home office tanto para profissões tradicionais quanto para ofícios que surgiram em razão dos avanços tecnológicos e novidades do mercado.

Os psicólogos, por exemplo, antes atendiam presencialmente em seus consultórios. Agora, estão se adaptando e já são capazes de fazer uma seção inteira de terapia pelo zoom.

Assim também acontece com escritores. Pessoas que ganham dinheiro com seus textos podem trabalhar – e já o fazem há muito mais tempo – de qualquer lugar do mundo apenas utilizando seu notebook e um bom acesso à internet.

As vantagens dessa forma de trabalho são muitas e tem atraído cada vez mais adeptos. Portanto, se você deseja investir nessa transição para sua vida profissional mas não sabe muito bem por onde começar, veja neste artigo:

  • As profissões para serem exercidas em home office que estarão cada vez mais em alta
  • As três plataformas mais interessantes para quem deseja trabalhar como freelancer

Fique nessa leitura e saiba mais.

Profissões para ganhar dinheiro com home office em 2021

Abaixo, foram reunidas algumas profissões e atividades que não são consideradas tradicionais e que podem ser exercidas apenas de forma remota.

Essas atividades podem ser combinadas umas com as outras ou exercidas em forma de dedicação total. Ou seja, flexibilidade e diversidade de opções, mais uma das vantagens que o home office proporciona.

Veja:

Loja de dropshipping

Este é um modelo de negócio muito simples, apesar de parecer complexo. Justamente por isso que muitas pessoas tem aderido como verdadeira possibilidade de ganhar dinheiro com home office.

É basicamente a criação de um e-commerce para divulgação de produtos. Sempre que um pedido é recebido, o que mantém o e-commerce encaminha para o fornecedor parceiro que vai se encarregar de entregar o produto.

Resumindo: o vendedor faz a oferta e a comercialização de produtos que estão estocados no fornecedor.

Com isso, não é necessário investir em infraestrutura para armazenar mercadoria e os ganhos ficam por conta das comissões.

Nesse modelo de negócio o lucro se dá de forma passiva, ou seja, sem que seja necessário dedicar todo o tempo do dia e recursos para fazer funcionar. Além disso, pode ser feito de qualquer lugar do mundo, como é o conceito básico do trabalho home office, bastando apenas uma boa conexão de internet e a ferramenta adequada.

Algumas plataformas intermediam o contato entre lojistas e fornecedores do mundo todo, como forma de facilitar a conexão. É o caso, por exemplo, da Oberlo.

Programação

Essa talvez seja uma das profissões mais antigas para se ganhar dinheiro com home office.

Trata-se de um ofício que em grande parte depende exclusivamente de ferramentas que podem ser acessadas remotamente. Sendo assim, é fácil deduzir que um profissional da Tecnologia da Informação poderá trabalhar diretamente de sua casa, em tempo integral, como autônomo ou até mesmo como empregado registrado.

As atividades exercidas por programadores estão numa curva de ascensão muito interessante. Por isso, tendem a ser cada vez mais necessárias para o nível de desenvolvimento tecnológico que nossa sociedade está alcançando.

Imagine você que as grandes empresas do nosso país já tenham um sistema interno bem avançado de transmissão e segurança de dados.

Agora imagine também a quantidade de médias e pequenas empresas que em pouco tempo vão se tornar obsoletas e vão precisar se adequar a esta funcionalidade. E, ainda, o quão necessário vai passar a ser um profissional para implantar esses sistemas e cuidar de sua manutenção.

Além disso, temos outra vertente do avanço digital, que diz respeito à criação de ferramentas para facilitar nossa rotina no dia a dia. Aplicativos para compras, cuidados pessoais, segurança, saúde, estudos e tantos outros estarão cada vez mais presentes.

O mundo caminha para uma realidade onde os momentos mais relevantes da nossa rotina serão organizados por meio virtual. Vai chegar o dia em que não haverá outra opção senão o uso de celular, notebook ou outro dispositivo eletrônico para a execução de determinadas tarefas.

Então, nem precisa raciocinar muito para concluir o quão indispensáveis serão as pessoas que saberão lidar com todos esses sistemas e resolver seus problemas de operação.

Marketing digital e produção de conteúdo

O profissional do marketing digital também não existia em um passado bem pouco distante. Hoje vemos que a produção de conteúdo é uma realidade cada vez mais ampla para os profissionais que trabalham com propaganda online.

E, novamente, existe uma infinidade de cenários possíveis para se ganhar dinheiro com home office no ramo da produção de conteúdo.

Vamos supor que você goste de conhecer estabelecimentos alimentícios e dar sua opinião sobre o que experimentou. Um canal no Youtube com vídeos nessa vertente pode gerar ganhos por meio de publicidade através dos anúncios pagos e da própria monetização da plataforma.

Também existem as indicações diretas, que levam o seguidor para um sítio onde o youtuber angaria lucro através de comissão.

Ainda neste exemplo, empresas podem começar a pagar para que seja feito essa propaganda indireta para elas.

Viu só? São fontes de renda ativas e passivas que permitem ganhar dinheiro com home office enquanto se usufrui de apenas um único talento e poucos recursos.

Outro exemplo: uma pessoa que trabalha com escrita pode vender seus textos para outras pessoas tanto quanto pode alimentar um blog pessoal com seus trabalhos. Esse blog poderá ter anúncios do Google Ads e links orgânicos que levam o leitor à compra de um infoproduto relacionado ao nicho.

Isso é o que chamamos de afiliado de infoprodutos.

Para que exista o infoproduto, deve haver o infoprodutor. E o infoprofutor é o profissional que entende de determinado e assunto e estrutura todo o curso online que deseja lançar no mercado.

Partindo para uma terceira hipótese, temos uma maquiadora que pode tanto maquiar suas clientes na sala de sua casa quanto gravar um curso inteiro explicando técnicas para quem deseja aprimorá-las.

Das duas formas ela estará ganhando dinheiro com home office e sem necessariamente estar disponível em tempo integral para ambas as funções.

O mundo online é muito vasto e certamente ainda não foram exauridas todas as hipóteses de trabalho.

Quem sabe não é você quem vai descobrir o próximo nicho de ouro?

Artesanato

Existe um nicho de mercado muito interessante e atualmente em potencial crescimento que valoriza a compra e venda de peças artesanais.

As opções de trabalhos artesanais são as mais variadas, o que abre um leque gigante de possibilidades para talentos diversos. Ou seja, é perfeitamente possível ganhar dinheiro com home office investindo em artesanato e montando o próprio ateliê dentro de casa.

A produção de alguns tipos de peças não exige um espaço tão amplo. Por isso, se você tem habilidades para manusear matérias-primas e transformá-las em objetos únicos e cheios de personalidade, pode começar a considerar o artesanato como atividade remota.

No mundo da moda, por exemplo, temos um fenômeno denominado slow fashion. Significa, em linhas gerais, a produção de peças de roupas “devagar”, sob encomenda, onde não fica armazenado grande estoque de mercadorias.

Não se encaixa exatamente no conceito de artesanato como conhecemos. No entanto, é uma atividade onde as roupas são produzidas à mão, uma por uma, e que pode ser feita a partir de um pequeno espaço dentro da própria casa.

O mercado de design de interiores também possui uma vertente em que peças artesanais são muito valorizadas. Isso porque são únicas e conferem aos ambientes exclusividade e beleza peculiares.

A ideia, de forma geral, chama atenção de uma parcela significativa da sociedade com conceitos novos e mais específicos sobre consumo.

Lembrando que além de produzir também é possível – e importante – que o artesão divulgue seu trabalho também de casa. Sites gratuitos e redes sociais, por exemplo.

Instagram e Pinterest são boas opções para quem trabalha com peças decorativas em macramê, marcenaria, bolsas de crochê, roupa de cama em tricô, acessórios femininos, vasos de argila e cimento, pintura em tela, bordados, etc.

Assistente virtual

O assistente virtual é aquele profissional autônomo que presta serviço de suporte administrativo para uma pessoa física ou jurídica. O ofício também é conhecido como secretariado virtual e é um dos exemplos mais fáceis de entender como é possível ganhar dinheiro com home office.

A profissão tem tido enorme relevância no momento atual que vivemos. Isso porque a necessidade de distanciamento social não cessou a importância da continuidade de alguns serviços.

E o assistente virtual não precisa estar fisicamente presente, como o nome já sugere. Por isso, houve e ainda tem tido bastante procura por profissionais nesse sentido.

Funciona como um recepcionista ou um assessor, ofícios tão antigos e tradicionais. Quem presta esse serviço atende telefonemas, gerencia a agenda pessoal, marca compromissos e resolve a logística e a parte prática da vida de um pequeno negócio ou de executivos atarefados, por exemplo.

Então, se você não se identifica com os trabalhos citados acima e se suas habilidades são mais técnicas e diretivas, esta pode ser uma boa opção.

Plataformas para freelancers

O freelancer é o profissional autônomo que presta serviços de forma avulsa, para clientes com demandas específicas.

Esses serviços também são diversos e mais uma vez nos deparamos com a versatilidade de formas de ganhar dinheiro com home office.

Os trabalhos que um freelancer presta podem ser:

  • Escrita de artigos para blogs e demais peças publicitárias como e-books, textos corporativos, e-mail marketing, legendas em redes sociais, etc.;
  • Design de artes visuais para logo marcas;
  • Elaboração de contratos e outros documentos na área jurídica;
  • Redação de textos acadêmicos;
  • Revisão de livros;
  • Configuração de layout de sites;
  • Manutenção de contas de anúncio;
  • Gestor e programador de conteúdo para redes sociais;

O meio para que o profissional e o cliente se encontrem é geralmente através das plataformas de freelancers. Na maioria delas o processo funciona da seguinte forma:

  1. O profissional freelancer cadastra seu perfil na plataforma com os detalhes de sua formação e competência, dando destaque aos serviços que oferece e fazendo uma pequena mostra de trabalhos anteriores – um portfólio;
  2. O cliente, em busca de um profissional para a execução de determinado projeto, lança uma proposta com os requisitos que o freelancer deve preencher para ser selecionado;
  3. O freelancer interessado envia uma proposta com o valor e o prazo para a entrega do trabalho finalizado;
  4. O cliente recebe várias propostas e opta por aquela que mais se encaixa no que procura, com o profissional mais ajustado para aquele trabalho;
  5. A plataforma intermedia o pagamento, pela segurança de ambas as partes, e o valor fica garantido até a entrega pelo freelancer do projeto finalizado.

Reunimos de forma breve três das mais conhecidas plataformas que intermediam o contato entre cliente e profissional. Veja:

99Freela

Essa é uma plataforma 100% brasileira para encontrar profissionais de diversas especialidades. De acordo com os freelancers mais experientes, é a mais simples e intuitiva.

Os trabalhos vão desde redação de textos até gerenciamento de campanhas de marketing. Freelancers iniciantes e experientes podem se inscrever e conseguir ótimos trabalhos, podendo, assim, otimizar a experiência de ganhar dinheiro com home office.

Para usufruir todas as suas funcionalidades e ter maior destaque, existe a possibilidade de aderência ao pagamento de planos mensais. No entanto, é perfeitamente possível iniciar e começar a ser visto e contratado através de um perfil gratuito.

Workana

A Workana é uma das mais antigas e tradicionais. Além de famosa por garantir a segurança de ambas as partes em todos os projetos, também é reconhecida pelas oportunidades em outras línguas e para vários níveis.

A dinâmica funciona de forma parecida com a do 99Freela, mas o número de oportunidades é maior e alguns critérios para cadastro de perfil também são mais específicos.

Rock Content

A Rock Content é uma ótima opção para freelancers mais experientes e que possuem inscrição como pessoa jurídica.

A plataforma possui cursos gratuitos e pagos para capacitação e especialização e, por isso, um processo seletivo específico. Alguns critérios e uma fila de espera deve ser obedecida para que o freelancer faça parte da comunidade.

Esses critérios garantem um reconhecimento diferenciado ao site. Consequentemente, um estágio apurado de qualidade daqueles que nela atuam.

Conclusão

A prova de que as formas de ganhar dinheiro com home office são muito diversas e infinitas é que nesse texto citamos nem o começo dos exemplos que existem.

Não é preciso ser um profissional com um ofício tradicional e nem ser um tremendo expert em determinado nicho. Também não é necessário que todo o tempo do dia seja integralmente dedicado a uma única tarefa, já que é possível exercer mais de uma função ao mesmo tempo.

Um pouco de pesquisa, foco e dedicação podem te colocar na mira desse maravilhoso mundo do trabalho remoto, onde a liberdade é a primeira das vantagens e os ganhos financeiros são ilimitados.

Você poder saber um pouco mais sobre o mundo do home office e os direitos trabalhistas do empregado remoto no nosso blog ou entrar em contato com nossos especialistas para tirar dúvidas.

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office diretamente em seu e-mail.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →