Como me preparar para uma entrevista de emprego home office?

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Com a pandemia, já era de se esperar a adesão das empresas ao home Office e, o sucesso foi tanto, que muitas empresas, até então reticentes, já consideram aderir à modalidade mesmo após esses tempos de confinamento.

Assim, com o aumento do trabalho home Office, as pessoas, mesmo aquelas que não consideravam a modalidade, estão se vendo obrigadas a se prepararem para o trabalho remoto, e claro, para as entrevistas.

Embora, teoricamente, uma entrevista para um trabalho home Office funcione da mesma forma que o presencial, na prática, ela é um pouco diferente. Desde a abordagem até a forma como você interage com o contratante.

Mas como me sair bem na entrevista?

Primeiramente, é preciso manter a calma e prestar atenção nessas dicas abaixo:

Prepare o local para a entrevista

Nada mais chato do que ter que se preocupar com ruídos e interrupções enquanto está sendo entrevistado. Por isso, se certifique de contar com uma boa conexão de internet e um lugar calmo para a entrevista.

Cheque a parte técnica com antecedência

Não basta encontrar um local tranquilo na casa se a internet não pega bem nesse ambiente. É preciso se certificar de que toda a parte técnica funcionará perfeitamente, principalmente, se a entrevista por para exercer alguma atividade remota.

Por isso, um dia antes, verifique câmera, microfone, garantindo que tudo esteja funcionando bem e com os volumes adequados.

Vale saber que, de uma forma geral, assim que é agendada uma entrevista, o recrutador costuma indicar qual será a plataforma utilizada (Zoom, Skype, etc…).

Por isso, caso seja possível, um dia antes, se prepare, seguindo as especificidades da plataforma indicada, já abra a conta ou baixar o app, por exemplo, dependendo da plataforma escolhida.

Procure fazer uma chamada de teste com algum amigo, ou familiar, para se certificar de que tudo esteja funcionando bem e sua atenção ficar voltada só para a entrevista, em sim.

Planeje um bom cenário

Não é porque o banheiro tem uma boa luz ou acústica que você fará a entrevista nesse ambiente. É fundamental escolher um local sem muita bagunça, se for à frente de uma estante, se certifique que ela esteja arrumada, afinal, não vai querer passar a imagem de bagunça e desorganização.

Se tiver uma parece neutra, clara, melhor será o resultado, evitando mostrar muito do ambiente e de sua intimidade.

Se preocupe com o enquadramento

Treine o enquadramento antes da entrevista, que é aquilo que sua câmera vai mostrar, de forma a garantir um bom equilíbrio. Não basta pensar num bom cenário, se você não estiver devidamente enquadrado.

O enquadramento não deve ser nem tão aberto, nem tão fechado, de forma a aparecer somente o rosto do entrevistado.

Para não ter erros, procure enquadrar a câmera deixando aparecer até seus cotovelos, e um pouco acima da sua cabeça.

Vista-se de forma adequada

Tal como fosse participar de uma entrevista presencial, é preciso mostrar higiene, limpeza e decoro.

Não é porque a entrevista é online que deve se vestir de forma informal, na verdade, independente do cargo, procure se vestir de uma forma mais formal.

Jamais pijamas ou blusas decotadas.

Se comunique bem

A base do trabalho home Office é a comunicação. Por isso, procure se expressar com o máximo de detalhes, de uma forma clara, demonstrando que está preparado para exercer uma atividade de forma remota.

Cuidado com sua imagem nas redes sociais

Está cada vez mais comum as empresas irem nos perfis nas redes sociais dos candidatos em busca de informações sobre os mesmos. Por isso, muito cuidado com o que você publica, ou que compartilha ou curte nas redes sociais. Não se esqueça que numa entrevista online, o recrutador com um simples clique, pode descobrir toda a sua vida, até durante a própria entrevista.

Não descuide da foto de perfil

Sabe aquela máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras? Então, isso é real, e uma foto pode dizer muito sobre você. Por isso, todo cuidado é pouco na escolha da foto de perfil, seja no Skype e/ou no WhatsApp. Não esqueça que ela funciona como seu cartão de visita para o recrutador. Por isso, evite fotos que exponham muito sua intimidade, que possam passar uma imagem negativa.

Coloque-se no lugar do entrevistador

Procure se antecipar o que já sabe que será questionado, facilitando a entrevista e economizando tempo. Fale sobre alguns de seus trabalhos e os resultados. Mostre que possui foco, empatia e o que acrescentaria à empresa se fosse contratado.

Conheça as ferramentas

Se está mesmo resolvido a trabalhar home Office, então, primeiramente, precisa se familiarizar com os principais recursos e ferramentas disponíveis atualmente. Se mostre pronto para utilizar plataformas de gestão de projetos, e-mails, aplicativos de chats, videoconferência, calendários pois, fatalmente, o empregador irá exigir isso.

Tente controlar o nervosismo

Embora o nervosismo seja algo que nem sempre dê para controlar, e ele é até normal em entrevistas, mesmo as feitas online, uma boa dica para tentar manter um certo controle é ter um copo de água por perto.

Acredite, essa técnica é muito usada, já que ao tomar um gole de água estará fazendo uma pausa, tendo um tempinho para controlar a ansiedade e reassumir a concentração.

Outra dica, que para muitos costuma dar resultado, é procurar ser o mais sincero possível, transparente quanto ao nervosismo. É até simpático confessar que está nervoso pelo fato da entrevista ser muito importante pra você.

No mais, é procurar se preparar, como em qualquer outro tipo de entrevista, desligando o telefone, pesquisando sobre a empresa e tendo uma boa noite de sono.

Como saber se estou preparado para o trabalho remoto?

Antes de investir no trabalho home Office, no entanto, é preciso saber se, realmente, é isso o que deseja, ponderar os prós e os contras para que não mergulhe de cabeça nessa modalidade só porque virou tendência.

Vale ter em mente que, apesar de tudo que o trabalho remoto significa, muitas pessoas não conseguem se adaptar ao home Office.

O fato é que o futuro caminha, cada vez mais, para o home Office, até pelo fato de ser uma opção mais sustentável, portanto, a empresa que não quiser ficar para trás, deve começar a rever seus conceitos o mais rápido possível.

Mas, será que você está preparado para o home Office? Confira abaixo algumas vantagens e desvantagens do trabalho remoto.

Mas trabalhar home office tem só vantagens?

Tudo sempre tem dois lados e com o home office isso não é diferente, ou seja, assim como a modalidade apresenta muitos aspectos positivos, ela também apresenta os negativos.

Proximidade da família, maior independência, economia e flexibilidade são só algumas vantagens do home Office (você pode ver mais aqui) mas, também existem desvantagens, como tendência ao isolamento social, procrastinação, entre outras.

Ou seja, é preciso pesar muito bem esses fatores antes de se decidir pelo trabalho home Office.

Ideias para trabalhar em casa

Você que resolveu adotar o home Office, e quer se preparar para uma entrevista de emprego, precisa ter em mente que pode trabalhar em casa sem, necessariamente, prestar serviço para alguma empresa. Você mesmo pode ser o dono de seu próprio negócio e trabalhar home Office.

Embora essa modalidade combine mais com aquelas profissões diretamente relacionadas à internet, como produtor de conteúdo, desenvolvedor de software, designer web, é possível, sim, exercer funções mais tradicionais, como de secretária, advogado, de forma remota.

O principal a ter em mente que o trabalho remoto exige muito mais disciplina e organização.

E muitos trabalhos permitem essa modalidade, por exemplo:  trabalhar com e-commerce, ter um blog, criar ebooks, realizar cursos online, fazer a gestão de redes sociais, trabalhar com redação, trabalhar com revisão de textos, trabalhar com tradução (o leque é enorme, permite desde tradução e livros, artigos, legendas, sites e etc), dar aulas particulares online, prestar consultoria, criar sites e aplicativos, trabalhar com design e edição de vídeos,etc

Como não cair no isolamento?

Resolveu que vai trabalhar home Office? É isso o que realmente deseja? Então, muito cuidado, pois no trabalho remoto é comum a pessoa, sem nem se dar conta, acabar caindo no isolamento social.

Portanto, todo cuidado é pouco com as armadilhas dessa modalidade. Se vigie constantemente, pois esse isolamento acontece sem que você, sequer, perceba. Na verdade, a pessoa só acaba percebendo quando alguém de fora lhe chama a atenção.

O isolamento costuma ocorrer dessa forma: você consegue aquele emprego home Office dos sonhos e vai se adaptando à nova rotina de trabalho. O problema é que, quando se dá conta, se adaptou até além do que devia! E é aí que deve ligar o alerta, pois o risco de cair no isolamento é enorme.

Mas, calma, para lhe ajudar a não virar um eremita, preparamos algumas dicas bem legais para você trabalhar home Office sem se isolar do mundo.

  1. Se vista para trabalhar

Certamente, você não vai precisar colocar paletó e gravata, nem sair para comprar roupas, mas é preciso encarar seu trabalho home Office como qualquer outro trabalho, até as pessoas da casa vão levar seu trabalho mais a sério dessa forma. Assim, fuja de moletons tristes ou calças de ginástica e, principalmente, jamais trabalhe de pijama ou com a roupa com a qual dormiu.

2. Inclua lazer na sua rotina

Reserve um tempo para você. Desde ler e escrever, ou fazer meditação, um passeio com seu cachorro, prepare algumas receitas. Tudo isso vai fazer com que você se sinta vivo e que não acabe associando seu dia apenas ao home Office.

  1. Se obrigue a sair de casa

Acaba sendo conveniente ficar em casa e sair acaba se tornando até um sacrifício. Por isso, não só para abastecer a despensa, procure estabelecer um objetivo que lhe obrigue sair de casa. Por exemplo, para pedalar, caminhar ou correr todos os dias, por meia hora que seja, já vai fazer toda a diferença no seu bem-estar.

  1. Crie playlists

Sabia que, segundo estudos, a maioria das pessoas para de descobrir músicas novas aos 30 anos? Pois é, então, a dica é se desafiar a descobrir, pelo menos, uma música nova (que goste) a cada semana. Procure criar playlists para cada dia da semana. Vale lembrar que ouvir música faz muito bem para o cérebro, pois ativa o centro que nos traz a sensação de recompensa e ânimo.

  1. Lembretes para o dia a dia

É muito fácil focar no trabalho e acabar se esquecendo da hora, as vezes, até mesmo, de fazer uma pausa para almoçar. Por isso, a dica é planejar seu dia e colocar numa agenda online, ou em notas adesivas na tela do computador. Dessa forma, poderá lembrar de fazer uma pausa para se esticar, para beber água, para dar uma rápida caminhada, para checar suas mensagens, para ir no banheiro, enfim, poderá criar pausas regulares necessárias para seu bem-estar.

  1. Aposte em séries, novelas ou filmes

Sabia que estudos indicaram que a relação que você cria com suas séries favoritas, enfim, com histórias que você assiste, pode criar um sentimento de comunidade, ou seja, assistir a um episódio de Friends, por exemplo, quando se sentir um pouco sozinho pode passar a sensação de que faz parte daquele grupo, lhe ajudar a sentir menos solidão e mais pertencimento.

  1. Não deixe de frequentar aquele lugar favorito

Se você sempre frequentou uma determinada academia, parque, cafeteria, lanchonete, enfim, não abandone esses hábitos que lhe fazem bem. Afinal, a maior vantagem do home Office é, justamente, poder administrar seu tempo, sua rotina, da melhor forma possível. O ser humano precisa conviver com pessoas, e estar bem e ter uma boa qualidade de vida, sem dúvida, vai garantir mais produtividade e sucesso no home Office.

Vale ressaltar que atualmente, seja para trabalhar home Office ou de forma presencial, cada vez mais, as empresas estão investindo em entrevistas online, ou seja, por videoconferência.

Por isso, separamos esse vídeo com dicas básicas, mas que podem fazer toda a diferença, na hora de passar por uma entrevista de emprego. Confira!

E é isso, no mais, é aproveitar essas dicas e boa sorte!

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office GRÁTIS diretamente em seu email.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →

Seja home office

Dicas e truque para se tornar um home-office melhor.

Mantenha-se educado(a) e entretido(a) gratuitamente.