Como montar um Home Office eficiente

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Como montar um home office eficiente

Trabalhar de casa oferece vantagens e desafios. Muitas vezes não separamos de modo claro a vida pessoal da profissional. Assim, essa mistura acaba prejudicando os dois lados. Por isso, quando trabalhamos de forma remota, precisamos pensar em como montar um home office que seja eficiente e produtivo.

Como podemos ver pelo tweet abaixo, uma das vantagens do home office é a liberdade de poder escolher onde trabalhar:

Mas, ao mesmo tempo que o home office oferece a liberdade de escolher como, onde e quando trabalhar, ele também pode trazer vários desafios.

Os desafios podem estar em: criar uma rotina, saber separar lazer de descanso e manter o foco. Outro fator de dificulta a vida de quem trabalha em casa é a ausência de um local que seja apenas para isso.

Muitas vezes nossas casas não oferecem um espaço para ter um escritório que seja livre de distrações e isso pode prejudicar nosso desempenho. Então, o que fazer diante desses desafios?

Com o intuito de responder essa questão e trazer mais tranquilidade para seu home office, fizemos esse artigo. Aqui, vamos te dar várias dicas e sugestões de como montar um home office. E mais, já pensamos em como resolver os desafios de como montar um escritório em casa gastando pouco e em espaços reduzidos!

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que é fundamental na hora de criar seu home office. Vem com a gente!

O que preciso para montar um home office?

Como montar um home office? Pense no espaço que ele vai ocupar, na organização e nos equipamentos básicos como computador, cadeira e mesa.
Home office com itens essenciais: cadeira, mesa e iluminação. Crédito: Unsplash

De maneira bem simplificada, você precisa pensar em três itens básicos para montar seu home office:

  • Espaço
  • Kit básico de equipamentos
  • Organização

Para que você entenda melhor sobre esses itens, vamos falar de cada um deles separadamente.

Espaço

Você não quer que seu home office se torne um pesadelo como o do tweet acima, certo? Por isso, quando montar seu escritório em casa, você deve pensar, em primeiro lugar, onde ele será. Definir e organizar o espaço é essencial para que seu local de trabalho remoto seja eficiente. 

Assim sendo, quando montar seu home office, lembre que ele precisa estar em um lugar agradável, confortável, arejado, com boa iluminação e, de preferência, silencioso. Como nem sempre isso é possível, pense em alguns itens que podem te ajudar a deixar o ambiente mais favorável para o trabalho.

Um bom home office precisa ser:

  • Arejado, com ventilação. Lugares abafados podem te deixar cansado mais rapidamente e não contribuem para a qualidade do seu serviço. Se não for possível estar perto de uma janela ventilada, pense em ter um ar-condicionado ou um ventilador.
  • Iluminado. Aqui, o ideal é que durante o dia tenha bastante luz natural. Isso ajuda a economizar energia elétrica. Porém, caso não seja possível estar perto de um lugar com iluminação natural você pode comprar uma luz de mesa que seja da cor branca.
  • Silencioso. Como sabemos que é difícil encontrar um local silencioso dentro de casa, principalmente se você não mora sozinho, temos uma solução. Recomendamos que você compre um headset. Esse fone de ouvido isola o barulho externo e você não será incomodado são facilmente.

Além disso, alguns equipamentos são essenciais. Veja:

Kit básico de equipamentos

No momento em que começar a montar seu home office, você vai precisar de alguns itens básicos. Por exemplo:

  • Cadeira confortável que permite ajustes de acordo com a necessidade.
  • Mesa para apoiar seu computador e outros itens.
  • Nichos, prateleiras ou estantes para armazenar objetos do dia-a-dia.
  • Laptop ou desktop com acesso ilimitado à internet.
  • Internet de qualidade.
  • Câmera para gravar vídeos, participar de reuniões e palestras.
  • Iluminação de acordo com o tipo de trabalho que realiza.
Para montar um home office eficiente, escolha uma cadeira confortável, uma mesa espaçosa, tenha uma boa iluminação e complemente com a decoração.
Exemplo de home office para se inspirar. Crédito: Unsplash.

Outros itens que ajudam a compor um home office

Os itens da lista acima são aqueles que você deve priorizar quando estiver fazendo seu espaço de trabalho em casa. No entanto, existem alguns outros itens que podem ajudar a compor seu home office.

Só para ilustrar, quando você estiver criando seu ambiente de trabalho remoto, pense em itens de decoração como fotos e lembranças de viagens. Também é válido escolher papéis de parede, texturas, quadros e placas para trazer mais leveza e descontração ao ambiente.

Além da decoração, invista em itens confortáveis, como:

  • Cadeira ergométrica. É importante escolher uma cadeira com vários tipos de regulagem, para encontrar a posição ideal para você.
  • Apoio para os pés. Esse item ajuda a manter a postura e diminui as dores das costas.
  • Suporte para monitor ou notebook. Deixar a tela do seu computador na altura dos olhos, melhora sua postura e o desempenho no trabalho ao longo do dia, pois reduz o cansaço de ficar em uma posição desconfortável.

No momento em que for comprar esses itens, vale lembrar que você ficará boa parte do seu dia sentado na cadeira e usando o apoio de pés. Portanto, escolha itens que realmente vão te deixar confortável. Nesse ponto é melhor dar privilégio ao que é funcional e não ao que é bonito.

Organização

A oportunidade de escolher quando e onde trabalhar é uma ótima vantagem para quem trabalha em home office. Com o trabalho remoto, você tem mais liberdade para definir horários e prazos. Porém, essa liberdade esconde algumas armadilhas.

Com efeito, sem uma organização clara do tempo de trabalho, você pode, por exemplo, ser atraído facilmente pela televisão ou pelas redes sociais. Outra armadilha conhecida é conseguir fazer o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional pois, como ambos acontecem, teoricamente, no mesmo lugar, pode ser difícil conseguir separá-los.

Então, como fazer a organização no home office?

Para que você não corra o risco de cair nas armadilhas e perder muito tempo do dia com coisas desnecessárias para o trabalho, siga algumas dicas básicas:

  • Em primeiro lugar, vista-se para trabalhar. Sem dúvidas, nosso cérebro entende de maneira muito fácil os sinais que damos para ele. Se você trabalhar de pijama, por exemplo, o cérebro tem a tendência de não entender aquilo como trabalho e isso pode diminuir a sua produtividade.
  • Em seguida, defina um horário de trabalho. E, mais importante, cumpra esse horário. Aqui, queremos lembrar que é essencial que você tenha uma rotina de trabalho. Defina quantas horas vai trabalhar por dia e, nesse período, realize atividades que tem relação somente com seu emprego.
  • Por fim, entenda seu ritmo de trabalho e faça pausas.

Sobre esse último tópico, lembre-se de que trabalhar em casa é diferente de trabalhar em um escritório ou outro lugar externo. Em casa existem muitos atrativos que podem te distrair e diminuir sua efetividade.

Por isso, crie uma rotina que intercala momentos de trabalho focado com pausas. Para isso, vale dar uma olhada no Método Pomodoro. Em resumo, o método prega que a cada 25 minutos de trabalho você faça 5 minutos de pausa.

Esperamos que tenha ficado bem claro para você como é importante ter um bom ambiente de trabalho. Agora, vamos te dar algumas dicas de como gastar pouco na hora de criar o seu home office. Veja:

Como montar um home office gastando pouco?

Antes de mais nada, para montar um home office gastando pouco, saiba que será preciso colocar a mão na massa. Isso porque móveis e decorações costumam ser bem caros.

Para que você tenha menos serviço procurando por ideias, separamos algumas que podem te ajudar:

Faça uma mesa com um tampo de madeira e cavaletes

Uma dica para pensar em como montar um home-office gastando pouco é fazer seus móveis e decorações. Uma ideia é usar uma porta lisa como mesa e apoiar ela em cavaletes.
Mesa de home office feita com uma porta e dois cavaletes. Crédito: Pexels

Para fazer sua mesa, você vai precisar:

  • Uma folha de porta lisa;
  • Uma lixa para tirar as ranhuras da folha da porta;
  • Verniz, pincel e solvente, para pintar;
  • Dois cavaletes para apoiar. Caso você queira um ambiente mais clean, pode optar por pés de hairpin. Para saber como fazer seus próprios pés de hairpin não deixe de ver tutorial feito pelo perfil Amanda e Fernando:

Use caixotes de madeira para fazer nichos

Você pode usar caixotes de madeiras para fazer nichos e deixar seu home office bonito e decorado.
Caixotes de madeira são uma opção barata e simples para fazer nichos. Crédito: Pexels

Sem dúvida, usar caixotes de madeira para fazer os nichos de seu home office é uma opção simples e barata. Esses caixotes podem ser encontrados em feiras e supermercados. 

Como muitas vezes eles são descartados pelos comerciantes, você pode conseguí-los de graça. Depois disso, basta passar uma lixa e pintar com verniz ou a cor que você queira e pronto!

Caixas organizadoras e porta lápis

Organizador para escrivaninha feito com caixas de leite, rolos de papel de vários formatos e tecido.
Organizador feito com caixas de leite, rolo de papel e tecidos. Crédito: Pinterest.

Para organizar os materiais que ficam em cima da sua mesa de trabalho, você pode optar por fazer um porta objetos. Para isso, existem muitos modelos disponíveis no Pinterest.

Na imagem acima, por exemplo, o organizador foi feito com caixas de leite e rolos de papel. Mas, você pode usar outros materiais disponíveis em casa como: caixas de sapato, xícaras, latas, etc. Enfim, use a criatividade e experimente fazer, você mesmo, seu organizador. Além de ser uma opção barata, também é uma ótima atividade de distração.

Decore o ambiente com materiais que tem em casa

Se acaso você já tem ou está montando seu ambiente de trabalho em casa, fazer a decoração pode ser uma atividade divertida. Caprichar em quadros, texturas e plantas pode deixar o home office um lugar mais agradável.

Para fazer a decoração você pode, por exemplo, usar livros antigos como enciclopédias, usar pedaços de tecido para fazer quadrinhos, colocar fotos em varal ou em luzes do tipo pisca-pisca. Enfim, são muitas as opções para compor seu home office usando materiais que tem em casa.

E, como resultado, você terá um local para trabalhar que é mais aconchegante e bonito.

Para ver um exemplo de como montar um home office com coisas que temos em casa, veja o vídeo que o Paulo Biacchi, do canal Casa de Verdade fez:

Como montar um home office em espaços pequenos?

Por mais que o ideal seja de que você tenha um cômodo da casa para ser usado somente para o home office, sabemos que essa não é a realidade de muitas pessoas.

Por isso, caso sua casa não ofereça um local exclusivo para o trabalho remoto, você vai precisar de soluções criativas para aproveitar pequenos espaços.   

Você pode, por exemplo, fazer seu escritório no quarto, na sala, na entrada, no corredor, em uma varanda fechada ou até mesmo na cozinha e na área de serviço.

O mais importante é pensar em um lugar que seja de acordo com as dicas que já demos. Ao montar o local para trabalho remoto, você precisa se um lugar para colocar a mesa e cadeira, que seja calmo e tenha boa iluminação.

Veja  dois exemplos de como otimizar pequenos espaços para criar um escritório em casa:

  • Embaixo de escadas
Montar seu home office embaixo da escada é uma ótima solução para aproveitar um espaço que muitas vezes não é utilizado.
Home office aproveitando o espaço debaixo da escada. Crédito: Unsplash.
  • Pequenos cantos
Um jeito de aproveitar pequenos espaços é colocar uma mesa de tamanho adequado e aproveitar para criar um lugar de trabalho.
Home office em um pequeno canto da sala. Crédito: Unsplash.

Tem como montar um home office na sala?

Sim! Inclusive, a sala de estar é um dos lugares mais comuns para montar um pequeno escritório em casa.

Acima de tudo porque oferece uma boa iluminação natural perto de janelas. Ou ainda porque o espaço é um pouco maior e permite a adaptação de um home office.

Para o home office na sala, móveis multiuso, ou seja, que são usados para mais de uma função, ajudam a organizar o espaço. Você pode, por exemplo, transformar parte do rack em uma mesa de trabalho. Veja esse exemplo:

O home office na sala de estar é uma solução para quem tem pouco espaço. Experimente usar o mesmo móvel para mais de uma função, isso ajuda a otimizar o espaço.
Rack multiuso: apoio para sala de TV e mesa para home office. Crédito: Simples decoração/ Pinterest.

E no quarto, tem como montar um home office

Assim como trabalhar na sala, é possível montar um home office no quarto.

A grande vantagem de ter o home office no quarto é a proximidade com a cama para tirar um cochilo, não é mesmo?! Bom seria poder trabalhar sempre na cama ou então no sofá.

Mas sabemos que isso não é recomendado pois, além de prejudicar nossa produtividade, a nossa postura também fica comprometida quando o lugar em que sentamos não é estável.

Em outras palavras, trabalhar sentado na cama é prejudicial para nossa saúde. Isso porque nossa coluna precisa fazer muito esforço para se manter ereta e, à médio prazo, podemos sofrer com dores.

Por isso, fica a dica: se você decidir que o melhor lugar para fazer seu trabalho remoto é no quarto, cuide para criar um ambiente adequado de trabalho.

Outra dica que temos para você é quanto à otimização de seu espaço. No quarto, vale a mesma dica que já demos no item anterior: usar móveis multiusos ajuda a deixar o ambiente mais espaçoso.

Nesse sentido, você pode, por exemplo:

  • Colocar  sua mesa de trabalho em um dos cantos do quarto.
  • Usar as paredes para colocar prateleiras.
  • Fazer com que a escrivaninha e a mesa de cabeceira sejam o mesmo móvel. Veja esse exemplo que encontramos:
O home office no quarto pode ser montado aproveitando os espaços da parede e otimizando a função dos móveis. Na imagem a escrivaninha serve também como mesa de cabeceira.
Home office no quarto aproveitando o espaço com uma mesa multiuso e uma estante grande nas paredes. Crédito: Assim eu gosto/ Pinterest.

Concluindo

Enfim, de modo geral, trabalhar em casa oferece vários desafios como: pensar no espaço, nos itens básicos e na organização pessoal. Também é preciso estar atento em como deixar o home office com a sua cara. E, tudo isso precisa ser feito, na maioria das vezes, gastando pouco.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a pensar em como montar um home office de modo eficiente. Deixe seu comentário para sabermos o que você achou e como colocou nossas dicas em prática!

 

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office GRÁTIS diretamente em seu email.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →

Seja home office

Dicas e truque para se tornar um home-office melhor.

Mantenha-se educado(a) e entretido(a) gratuitamente.