Como posso ter sucesso com o trabalho Home Office?

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Embora o trabalho remoto, ou home office, tenha pego todos de surpresa, que em função da pandemia por conta da pandemia, se viram obrigados a encarar de frente a modalidade, na verdade, para muitos já era uma realidade.

Tido como ideal para a maioria, uma parcela, no entanto, ainda sente dificuldade em trabalhar remotamente, por diferentes motivos mas, principalmente, pela dificuldade de se concentrar.

Segundo uma recente pesquisa, 77% dos entrevistados afirmaram que têm maior produtividade trabalhando de forma remota em comparação com o trabalho em um escritório e, 82% dos entrevistados disseram se sentir mais felizes no home office.

Mas, a verdade é que o home office ainda é um desafio para muitas pessoas, seja por se sentirem solitárias, pelo tédio, falta de estrutura (espaço, internet), pelas inúmeras distrações…

A boa notícia, porém, é que tem algumas dicas que, se forem seguidas corretamente, podem ajudar, e muito, a se adaptar no trabalho home office, sendo mais produtivo e focado. Quer conhecer essas dicas? Então, continue lendo.

O que é home office?

Home Office é um termo em inglês que, traduzido, quer dizer escritório em casa, ou seja, trabalho remoto.

Até então, muito comum entre profissionais freelancers, ou autônomos, agora, no entanto, com a pandemia, se tornou uma alternativa para as empresas não pararem suas atividades.

Vale saber, no entanto, que lá fora o home office já era uma realidade para muitas empresas, as quais, inclusive, contam com profissionais espalhados por diferentes locais do mundo, e isso graças à Internet.

Como funciona o trabalho Home Office?

Embora, por aqui, o trabalho remoto, para algumas pessoas, possa passar a ideia de “não trabalhar”, a modalidade, na verdade, exige muita disciplina.

Assim, quem pensa que o home office quer dizer poder trabalhar de pijama, assistir Netflix e tirar soneca quando bem entende, está redondamente enganado.

A grande maioria que trabalha home office, na verdade, precisa cumprir prazos, metas, alinhar a comunicação com a equipe, entre os diferentes fusos horários, participar de reuniões por videoconferência, ou seja, é um trabalho como outro qualquer, só que remoto.

Certamente, cada empresa tem sua política, algumas, inclusive, permitem que cada um faça seu próprio horário (exceto as videoconferências, geralmente, pré-agendadas) e possa trabalhar de onde quiser, ou seja, a pessoa pode trabalhar enquanto faz alguma viagem.

Como garantir minha produtividade no Home Office?

A boa notícia é que existem algumas dicas e práticas que podem ajudar quem ainda sente dificuldade em se adaptar, ou para quem tem medo de perder a produtividade. Quer conhecer essas dicas? São elas:

Invista em um cantinho só para o escritório

Embora não seja possível para muita gente, quem tem essa possibilidade, deve investir em um espaço específico para o home office. Inclusive, caso seja possível, que seja longe de distrações.

Tenha tudo o que você precisa

É dever da empresa garantir internet e indicar as ferramentas necessárias, até para um controle das tarefas e prazos diários. Por exemplo: aplicativos que serão usados para conversar, gerenciar projetos,  trabalhar em conjunto, compartilhar arquivos e reuniões em vídeo.

Defina limites

Embora essa dica não caiba na realidade de muita gente, se puder, evite misturar o tempo de trabalho com o tempo pessoal.

Assim, consiga alguém para ficar com seu filho enquanto você trabalha, evite  responder e-mails de trabalho enquanto está com seus filhos no parque ou no horário que você separou para meditar.

Da mesma forma, quando o horário de trabalho terminar, ou em seu momento de folga, feche a porta e deixe o trabalho no trabalho (ou para o próximo horário que você for trabalhar).

Por isso, um espaço específico para o trabalho home office é tão importante.

Controle sua agenda

Procure organizar seu dia e sua agenda, garantindo mais motivação e produtividade.  Bloqueie períodos e possíveis distrações de acordo com as suas prioridades.

Otimize seu ambiente

Acredite, muitas vezes um ambiente otimizado pode fazer milagres por sua produtividade. Por exemplo, mantendo a mesa vazia e limpa, com luz natural, plantas, como suculentas, por perto, para trazer aconchego. Móveis práticos, com gavetas, prateleiras, nichos e uma boa e confortável cadeira, podem fazer maravilhas pela sua produtividade.

Na verdade, otimizar o espaço, ou cantinho, é tão importante para a produtividade, que resolvemos falar um pouco mais sobre o assunto.

Quer saber como otimizar seu Home Office?

Garantir uma rotina de trabalho mais produtiva, com certeza, é o grande objetivo de quem trabalha home office, no entanto, isso depende de muitos fatores, dentre eles do espaço onde irá trabalhar.

Vale considerar que a pandemia não mandou aviso, ela chegou de surpresa, não dando tempo para ninguém, da noite para o dia, montar um escritório dentro de casa. Inclusive, a grande maioria da população não tem nem espaço para isso.

No mais, nossas casas não foram pensadas para isso, fazendo com que organizar um espaço específico para trabalhar acabasse se tornando um verdadeiro desafio, porém, ele é um dos fatores mais importantes para garantir sua produtividade.

Pensando nisso, vamos mostrar aqui 5 dicas para lhe ajudar a montar um home office otimizado e produtivo.

Crie um espaço exclusivo para trabalhar

Criar um espaço que garanta sua produtividade, livre de distrações e interrupções enquanto estiver trabalhando é uma grande preocupação.

Embora para algumas pessoas o bom do home office seja a liberdade de trabalhar diretamente da cama ou do sofá da sala, na prática isso não funciona muito bem, ou só para períodos curtos e momentos específicos.

O ideal para manter o foco e a concentração nas tarefas é definir um ambiente específico de trabalho.

É preciso considerar que se ele vai ser seu espaço de trabalho, assim como no físico, o remoto precisa ser livre de distrações, ou seja, de crianças brincando em volta, de confraternização entre os demais membros da família, enfim, um espaço que permita que você possa se concentrar.

Por isso a dica é escolher o espaço mais confortável possível, onde possa ficar permanecer pelo tempo de trabalho diário.

Claro, é preciso considerar, também, o tipo de trabalho e o que precisa para executá-lo, assim como, as necessidades das pessoas que convivem no ambiente.

No mais, nunca é demais deixar claro para os demais membros da família que você está em horário de trabalho, vale até apelar para um sinal de “não perturbe” – principalmente quando participar de chamadas de áudio e vídeo!

Invista em uma boa iluminação

É preciso considerar que sua casa, ao contrário das empresas, não foi projetada para ser um ambiente de trabalho, o que aumenta o desafio.

E a luz, a iluminação, tem um papel muito importante quando o assunto é garantir a produtividade, foco e concentração.

No caso de casas pequenas e sem muita entrada de luz, é fundamental investir em uma solução que garanta uma boa iluminação, quando não pode ser através da entrada de luz natural, é preciso que seja por uma boa luminária.

Porém, evite utilizar lâmpadas fluorescentes, principalmente, em ambientes pequenos, prefira lâmpadas com uma aparência natural, com tons mais quentes.

É importante ter em mente que uma iluminação inadequada não só pode prejudicar sua produtividade, como também, causar fadiga ocular e até sonolência.

Por isso, o meio termo é sempre o ideal, assim, evite trabalhar em um ambiente muito escuro, mas também não exagere na luz, para evitar dores de cabeça ao final do dia.

Acerte na escolha da mesa e cadeira de trabalho

Enquanto a sua empresa já oferece o ambiente todo projetado para facilitar a vida do funcionário, aumentando sua produtividade, já em casa, na maioria das vezes, nossos móveis não são pensados nisso.

A realidade da maioria dos funcionários, quando muito, é trabalhar na mesa da sala ou da cozinha.

O ideal, no entanto, é que a mesa seja grande o suficiente para acomodar um notebook ou desktop, e ainda oferecer espaço para fazer anotações ou acomodar outros itens de trabalho.

A cadeira, então, ela precisa oferecer conforto e ser anatômica, evitando possíveis problemas de coluna. Lembrando que precisará ficar sentado por horas. O ideal, portanto, é escolher um modelo que fique na altura certa em relação a sua posição na mesa.

Embora não seja tão simples contar com móveis, ergonomicamente, adequados para o trabalho home office, é preciso considerar o conforto para garantir mais produtividade, foco e bem-estar.

Decore seu home office

É preciso ter em mente que o cantinho escolhido para ser seu home office será seu local de trabalho, nesse momento de pandemia ou, até mesmo, definitivamente.

Por isso, é preciso fazer dele um local agradável, no qual sinta prazer em trabalhar.

Segundo pesquisas, a produtividade cresce quando se está à vontade em um ambiente, facilitando a criatividade e a motivação.

Assim, vale investir em cores nas paredes, nos móveis, colocar plantas, porta-retratos, pendurar quadros, encher as prateleiras de livros e o que mais lhe deixar feliz.

Mantenha a organização

Acredite, desordem não combina em nada com produtividade. E isso vale para a desordem digital também, afinal, como ser produtivo quando não se sabe onde colocou tal pasta ou arquivo?

Já, a desordem no ambiente também acaba refletindo na produtividade, primeiramente, porque aquele espaço escolhido para ser seu home office, se não estiver minimamente organizado, com certeza, pareça menor do que ele é, de fato.

Espaço livre, mente livre. Assim, a dica é procurar manter seu espaço de trabalho livre de confusão, para que seus pensamentos possam fluir melhor, que possa pensar com mais clareza.

A primeira dica para manter o espaço organizado é, simplesmente, guardar os itens que você não precisa usar todos dias e se certificar de que tudo está no local pré-estabelecido para que, ao precisar deles, não perca tempo os procurando.

Para isso, vale lançar mão de caixas ou gavetas para uma melhor organização.

Pronto, agora que já sabe que seu espaço pesa muito quando o assunto é produtividade, vale  assistir esse vídeo com 10 dicas para ser mais produtivo no Home Office.

Como me adaptar ao Home Office?

É preciso considerar que nem todo mundo está acostumado a trabalhar de casa, gosta ou tem a modalidade home office como ideal.

Mas, a verdade é que é preciso se moldar aos novos tempos que, segundo especialistas, vão ter no home office ou no modelo híbrido (que mistura remoto com presencial) a forma ideal de trabalho.

Portanto, quem não quiser ficar para trás nesse mercado, cada vez mais competitivo, precisa se adaptar, e vale apostar nessas dicas a mais para garantir foco e produtividade ao fazer home office:

Encare como presencial

É importante entender que o home office, assim como o presencial, é um trabalho, por isso, para não prejudicar a produtividade, procure encarar como se estivesse trabalhando presencialmente. Acorde cedo, coloque uma roupa adequada, jamais trabalhe de pijama, mesmo estando em casa, pois essa simples atitude já vai ajudar a espantar a preguiça.

Cuide da postura

Não é porque está trabalhando de casa que pode exercer suas atividades deitado na cama ou sentado no sofá. Trabalhe sentado, coloque o computador de trabalho em uma mesa e sente-se em uma cadeira com encosto, sempre de olho na postura, para evitar problemas de coluna. E não esqueça de manter o mouse e o teclado em posições confortáveis para o uso.

Garanta sua concentração

Uma das grandes dificuldades ao trabalhar de casa é manter a concentração. Por isso, evite distrações, desligue a TV, mantenha o celular longe, desligue as notificações, principalmente, das redes sociais (deixe para usar as redes sociais nos intervalos), e se quiser ouvir música, prefira as mais calmas e no volume baixo.

Crie um cronograma

Lance mão de um cronograma diário, com hora para iniciar o trabalho, pausa para o almoço e horário para finalizar as atividades do dia, faça uma lista de tarefas do dia, para manter o foco. Crie uma rotina. E como é muito fácil perder a noção do tempo em casa, fique de olho para não acabar trabalhando mais do que devia.

Faça pausas

Pequenas pausas de 5 minutos a cada 30 minutos de trabalho, podem ajudar a manter a produtividade em alta. Nesses intervalos, aproveite para beber água, tomar um café, comer alguma coisa, espreguiçar ou fazer alongamentos.

Mantenha contato

Não deixe de falar com seus gestores e sua equipe com frequência, tomando cuidado para não se isolar. Procure manter contato por telefone, e-mail, Whatsapp e vídeo conferência.

Deixe claro que está trabalhando

Muita gente acha que não rende o suficiente trabalhando de casa, justamente, por causa dos demais membros da família, que ficam pedindo favores ou querendo conversar enquanto você tenta trabalhar.

Por isso, a dica é deixar bem claro para a sua família que você está trabalhando.

Pronto, seguindo todas essas dicas, com certeza, com o tempo irá ver que estará adaptado ao home office, sem maiores problemas, até porque, hoje em dia temos a tecnologia e suas muitas ferramentas à nossa disposição.

No mais, vale lembrar que nem todo mundo tem o privilégio de ter um emprego e ainda poder trabalhar em casa, então, procure encarar com novos olhos essa modalidade de trabalho que, provavelmente, veio para ficar.

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office diretamente em seu e-mail.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →