Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria casa é uma opção atraente e está em crescimento. Mas, além de optar por esse modelo, é preciso criar um espaço adequado. E mais do que isso, é preciso pensar em como fazer a decoração para esse home office.

A princípio, a  decoração não é tratada como parte essencial do local de trabalho. No entanto, o que muita gente esquece é que um home office bem decorado, com o seu estilo, vai te ajudar a deixar o ambiente mais tranquilo e produtivo.

Nesse sentido, ao pensar em como decorar o home office, faça escolhas com cuidado. Afinal, você vai passar boa parte do seu dia nesse local. Por isso, precisa estar confortável por ali.

Um escritório em casa precisa ser organizado. Para que ele seja mais agradável, adicione alguns objetos de decoração.
Escritório em casa decorado e organizado. Foto: Unsplash / Samule Sun.

Ao criar a decoração ideal do seu escritório em casa, preste atenção nos detalhes.

Para te ajudar nesta etapa, fizemos uma lista com 6 dicas imperdíveis para você. Mas, primeiro, veja como montar um home office:

Como montar um home office

Mesmo que o assunto principal deste artigo seja a decoração do home office, é preciso pensar no espaço como um todo. Para que fique mais fácil de se organizar, separamos algumas dicas de como montar um home office.

Como você pode perceber pelo tweet acima, um bom local de home office exige a criação de uma rotina. Mas tem outras coisas que também são importantes, veja:

Espaço

Acima de tudo, você precisa pensar no lugar onde ficará seu escritório em casa. Se você não tem um cômodo da casa para usar somente para o home office, pense em outras alternativas.

Você pode usar diferentes espaços para fazer o home office como, por exemplo:

  • Usar uma varanda que seja fechada.
  • Aproveitar o espaço de um corredor.
  • Usar um canto na sala de estar ou no quarto.

Aqui, o fundamental é pensar num espaço que seja: arejado, iluminado e silencioso.

Organização

Nesse ponto, lembre-se que o home office não é sinônimo de férias. Aliás, é muito pelo contrário!

Do mesmo modo que o trabalho presencial, o teletrabalho exige ordem e rotina. Por isso, crie algumas regras, como se fossem um manual de boas práticas:

  1. Vista roupas adequadas, ou seja, deixe o pijama de lado.
  2. Crie uma rotina. Nesse caso, tenha uma carga horária de trabalho, com hora de início e de fim do expediente.
  3. Faça algumas pausas. Elas ajudam para manter o foco por mais tempo.
  4. Entenda seu ritmo de trabalho.

Itens Básicos

Já que estamos pensando no ambiente do home office, lembre-se de que vai precisar de alguns itens.

Nesse sentido, invista em uma boa cadeira, mesa, computador, estantes ou nichos, internet e, é claro, uma boa decoração.

Iluminação

Aqui no blog temos um artigo que conta tudo que você precisa saber para iluminar o home office. Para ter acesso a esse texto, clique AQUI!

Agora, em linhas gerais, podemos dizer que um escritório bem iluminado conta com:

  • Um conjunto de luzes que podem ser acionadas de acordo com a necessidade.
  • Luz natural que ajuda a equilibrar a saúde e manter o ambiente mais tranquilo.

Por que decorar o home office é importante?

Em primeiro lugar, a decoração é importante porque ajuda a criar um ambiente de trabalho que é a sua cara. Com efeito, ter um espaço de trabalho acolhedor e com objetos que você valoriza melhora o seu desempenho.

Assim, invista em objetos com os quais você se identifica. Vale, por exemplo, usar quadros de séries e filmes que você goste, fotografias com a família ou amigos, lembranças de viagem. Enfim, são muitas opções.

Em segundo lugar, a decoração é importante porque garante uma maior eficiência para o escritório em casa. Isso acontece pois os objetos e até as cores que se destacam na decoração podem ajudar a estimular a criatividade, o foco, a concentração e a produtividade.

E, por último, um ambiente bem decorado, pode dar uma nova cara a espaços que antes estavam desgastados. Veja como a decoração foi essencial para trazer mais leveza ao espaço integrado entre sala de TV, sala de jantar e home office neste vídeo do Canal GNT:

Dicas de decoração para home office

Antes de passar de vez para as dicas de decoração, temos uma pergunta importante:

Qual é a função do seu home office?

Pense na resposta dessa pergunta antes de começar a decorar e organizar o local do home office. Isso porque você deve identificar e valorizar aquilo que é fundamental para você desenvolver seu teletrabalho de modo confortável e funcional.

De nada adianta você encher o lugar com várias plantas, fotos, porta-trecos e outros objetos e depois não ter espaço para trabalhar.

Portanto, pense na função do seu home office e depois veja as 6 dicas de decoração que preparamos:

Cuide da paleta de cores

As cores do ambiente influenciam de modo direto nas nossas emoções. Elas também podem ajudar ou prejudicar nossa produção, tranquilidade e concentração durante o dia de trabalho.

Como cores claras e neutras ajudam a dar a ampliar o espaço, recomendamos que elas sejam as principais do ambiente.

Cores vibrantes estimulam a criação, porém, podem te deixar mais estressado.

Por isso, ao montar o home office, escolha móveis em tons mais neutros e/ou em tons amadeirados. Também siga essa regra  para a cor principal das paredes.

Agora, quando for pensar nos detalhes e nos pequenos itens de decoração, daí sim, você pode investir em cores mais fortes. Veja, por exemplo, como o amarelo foi colocado na decoração do home office abaixo:

Ao fazer a decoração para home office, você pode investir em detalhes em cores vibrantes.
Home office em tons neutros e com detalhes de decoração em amarelo. Foto: Pinterest.

Da mesma forma que as cores vibrantes como amarelo e vermelho podem aparecer nos detalhes, o azul também costuma estar bastante presente. Para que você tenha uma ideia, separamos um exemplo de como misturar vários tons e texturas em azul, dá uma olhada:

 Para compor a decoração de seu home office, você pode investir na mistura de tons e texturas de uma mesma cor.
Home office decorado com tons azulados. Foto: Pinterest.

Se você quiser ter ideias de quais cores combinam, sugerimos que olhe os sites: Design Seeds e Coolors.co. Apesar de serem voltados para a área de design, eles podem ajudar na composição da decoração para seu home office.

Mantenha a ordem

Com toda a certeza, a decoração pode ajudar manter a ordem no home office.

É bastante comum usar livros, apoio de livros, porta-objetos e nichos em seu escritório. Mas, para que funcionem como decoração eficiente, esses itens precisam estar sempre no lugar certo.

No momento em que você tiver tudo arrumado, vai perceber como isso auxilia a sua produtividade. Afinal, com tudo no seu devido lugar, fica mais fácil de encontrar aquilo que você precisa e quando precisa.

O escritório de casa pode ser organizado com objetos de decoração como: livros, apoio para livros, nichos e porta objetos.
Escritório em casa com decoração que ajuda na organização. Foto: Pinterest.

Pela imagem acima, você pode ver como os livros e outros objetos foram usados como decoração e também para organizar o espaço.

Escolha móveis adequados

Os móveis que farão parte do seu home office precisam ser tanto confortáveis quanto bonitos. Na verdade, o ideal é que primeiro se invista na funcionalidade do móvel e, depois, pense na beleza dele.

Assim sendo, escolha peças que sejam de acordo com o espaço que está disponível. Sua mesa e cadeira devem ser confortáveis e ergométricos.

Só para ilustrar o que estamos dizendo, um exemplo muito comum de cadeira para home office, é a da marca EAMES. Mas, como você pode ver pelo tweet abaixo, elas não são uma boa opção para quem vai ficar sentado nela por muito tempo:

Se você não faz ideia do que é uma cadeira EAMES, dá uma olhada na foto que colocamos abaixo. Essas cadeiras costumam aparecer muito em fotos de home office que são encontradas na internet.

A cadeira EAMES aparece em muitas fotos de home office. Isso se deve porque elas contribuem muito para deixar o ambiente decorado.
A cadeira EAMES é muito comum em home offices. Foto: Pinterest.

Coloque a sua personalidade no ambiente

Se nos móveis é difícil colocar sua personalidade no ambiente de home office, você pode fazer isso com outros acessórios.

Existem inúmeros artigo de decoração no mercado. Você pode, por exemplo, investir em quadros criativos, porta-objetos, plantas, tapete, enfeites, luminárias, livros. Enfim, hoje em dia, vários objetos podem ser funcionais e criativos ao mesmo tempo.

Na foto abaixo você pode ver como alguns detalhes ajudam a compor um bom espaço de teletrabalho:

A decoração do home office pode estar nos pequenos detalhes e ajuda a transmitir a sua personalidade ao ambiente.
Espaço de teletrabalho com itens de decoração. Foto: Unsplash / Arnel Hasanovic.

Decoração para home office minimalista

Local de teletrabalho montado sob a perspectiva da decoração minimalista.
Decoração minimalista para home office. Foto: Pexels / Elvis.

Muitas vezes, o minimalismo está relacionado com a ideia de que se deve eliminar qualquer coisa que não seja usada. Mas, na verdade, não é bem assim.

A perspectiva minimalista prega que se deve valorizar aquilo que se tem para equilibrar os espaços.

Assim, quando essa filosofia é usada para decorar um escritório em casa, ela visa tornar o espaço mais funcional. O objetivo é criar um ambiente que favoreça a produtividade e criatividade.

Para fazer seu home office com esse estilo, você deve pensar:

  • No equilíbrio da iluminação. Nesse sentido, crie um ambiente que mescle luz natural e luz artificial.
  • Também invista em itens de decoração como vasos de plantas mais simples e em quadros com temas que você goste.
  • Ao invés de manter arquivos e gavetas cheias de papéis, invista em serviços de hospedagem online. Com efeito, substituir o papel pelo digital torna o ambiente mais leve.

Decoração Feng Shui: uma opção para o home office

Em resumo, o Feng Shui é uma milenar técnica chinesa para o ambiente harmônico e equilibrado. Com o intuito de fazer com que as energias positivas possam circular, é bom investir em um local arejado, sem bagunça e que não esteja lotado de coisas inúteis.

Na decoração, o Feng Shui é usado para organizar as energias do ambiente de trabalho em casa. Para fazer com que as energias circulem de modo livre e não encontrem resistência em objetos sem função, o Feng Shui tem algumas condições para ser aplicado.

Para que a decoração de acordo com essa técnica, você precisa:

  • Ter, de preferência, um cômodo da casa somente para fazer o home office.
  • O local deve ser arejado e limpo, para fazer com que as energias circulem.
  • Colocar a mesa do escritório no que se chama de posição de comando. Assim, ela nunca estará de frente para uma parede e sim, de frente para a porta do lugar.
  • Como se considera que o banheiro tem energias negativas, a mesa nunca deve estar ao lado da porta que leva a este ambiente.
  • Invista, por exemplo, em elementos que trazem energias positivas para o local. Nesse sentido, vale investir na aromaterapia, cristais e plantas que trazem equilíbrio e façam a energia circular.
  • Alguns móveis do escritório precisam ser curvos para que a energia possa ter mais liberdade.

Veja alguns exemplos de espaços em que todos os elementos possuem uma função e que estão de acordo com o Feng Shui:

Móveis curvos

Usar a técnica do Feng Shui ajuda a equilibrar as energias do home office.
Escritório em casa decorado pensando no Feng Shui. Foto: Pinterest.

Mesa em posição de comando

A decoração para home office inspirada na técnica Feng Shui trabalha com a ideia de colocar a mesa em posição de comando.
Escritório com mesa em posição de comando e decoração com plantas. Foto: Unsplash/ Jonathan Kemper.

Uso de cristais

Registro de um escritório com mesa em posição de comando e um pequeno cristal para ajudar no equilíbrio do espaço.
Uso de mesa em posição de comando, com tudo organizado e um cristal para ajudar a equilibrar o ambiente. Foto: Pexels / Lisa Fotios.

Mais ideias para decoração

Por fim, trazemos um exemplo de como montar um home office. Você vai poder ver como várias dicas que demos foram usadas para montar um espaço equilibrado de trabalho.

Antes de ir

Como vimos ao longo deste artigo, para fazer a decoração de um home office, você precisa prestar atenção em alguns detalhes. Em resumo:

  1. Cuidado com as cores que vai usar.
  2. Mantenha a ordem no ambiente.
  3. Escolha móveis adequados para o seu trabalho.
  4. Dê um toque de personalidade.
  5. Decore no estilo minimalista.
  6. Ou então usando a técnica do Feng Shui.

É claro que usar o minimalismo ou o Feng Shui como referência são apenas exemplos de como fazer. Para que seu home office esteja decorado como você sempre quis, pode apostar em outras ideias, como adotar um estilo mais feminino, masculino, nerd, geek, etc.

Para que possamos produzir conteúdos cada vez melhores para você, não esqueça de deixar sua opinião. Saber o que você está achando sobre nosso conteúdo é importante para nós.

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office diretamente em seu e-mail.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →