Home office com filhos: 10 dicas de como fazer

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Home office com filhos: 10 dicas de como fazer

Em 2020 o trabalho remoto deixou de ser uma tendência para virar uma possibilidade real de trabalho. Com o fechamento das escolas, as crianças também passaram a ficar todo o tempo em casa. Diante disso, surgiram muitas dúvidas de como fazer home office com filhos por perto.

Ao passo que as escolas e empresas foram fechando, lá no início de março de 2020, muitas pessoas precisaram se adaptar com a nova rotina. O escritório virou nossa casa, ou a nossa casa virou nosso escritório?

Depois de um tempo já começa a ficar difícil qual lado influencia mais no outro. E, em meio a essa confusão, ainda precisamos incluir as crianças.

Elas, sem as escolas, precisaram se adaptar a uma nova rotina e ficar em casa o dia inteiro. Se já é complicado para um adulto, imagina para os pequenos. Com o passar do tempo, a internet encheu de situações curiosas do home office com filhos, como no tweet abaixo:

O cálculo para fazer tudo funcionar perfeitamente ficou difícil. É um grande desafio conciliar o trabalho, as tarefas domésticas, os filhos e ainda pensar na saúde mental e nos cuidados consigo mesmo.

Diante desse grande desafio, precisamos ter disciplina, determinação e, principalmente, organização. Para ajudar você que faz home office com filhos em casa, fizemos uma lista com 12 dicas infalíveis. Continue com a gente!

Como mães podem fazer home office com filhos em casa?

Antes de mais nada, queremos conversar com você, que é mãe e precisa fazer o home office junto das crianças.

O trabalho de casa com as crianças por perto é mais ou menos como no meme acima, não é mesmo? Sempre tem alguém pedindo algo, e ainda ficam a sua volta o tempo todo.

Pois é, sabemos que não é nada fácil ser mãe e fazer o trabalho de maneira remota. As mães costumam acumular muitas tarefas: trabalhar, cuidar da casa e dos filhos, manter a saúde e, com a pandemia, precisaram ainda incluir os cuidados com as aulas remotas. Ufa!

 

É tanta coisa para fazer que um dia não é suficiente. E, sabendo disso, temos algumas dicas para você conseguir fazer o home office com filhos:

  1. Mantenha a calma. Lembre-se de que você não precisa dar conta de tudo, afinal, isso é impossível.
  2. Divida as tarefas. Você pode, por exemplo, delegar para cada pessoa uma tarefa diferente. Assim, vale incluir as crianças, o pai e até os avós dos pequenos. Se cada um fizer um pouco, será bem mais tranquilo.
  3. Se não for possível contar com a ajuda de um familiar, pense em quais pessoas poderiam te ajudar. Por mais que às vezes pareça mais rápido resolver tudo sozinha, contar com a ajuda de amigos é sempre válido.
  4. Se livre da culpa. As mulheres costumam sentir muita culpa por não darem conta de tudo, mas isso acaba prejudicando sua saúde. Portanto, livre-se da culpa se não der conta de tudo!
  5. Por fim, dá uma olhada nas outras dicas que fizemos sobre o trabalho no home office com os pequenos por perto.

12 Dicas infalíveis de como fazer home office com filhos pequenos

Fazer home office com crianças em casa é um desafio. Para que tudo dê certo, é preciso saber equilibrar todas as tarefas com muita organização.
Fazer home office com filhos em casa é um desafio. Foto: Pexels/Elly Fairytale.

Trabalhar em casa passou a ser muito comum a partir de 2020. Em alguns setores, mesmo depois que a pandemia passar, o home office ainda será uma opção muito viável e recorrente.

Além de ter que lidar com todos os desafios do trabalho remoto, quem tem filhos enfrenta alguns percalços a mais. Mas fique tranquilo, ou tranquila. Se você é pai ou mãe de uma criança e está fazendo home office com seu filho em casa, temos algumas dicas para te ajudar.

1- Se conheça

Em primeiro lugar, você precisa se conhecer, ou seja, saber qual é o seu perfil para entender se o home office é para você ou não. Lembre-se de que trabalhar em casa exige bastante organização e disciplina. Além disso, não terá ninguém para regular sua rotina.

Portanto, antes de partir para esse modo de trabalho, se pergunte:

  • Como eu costumo me organizar?
  • Eu consigo manter uma rotina mesmo sem um chefe por perto?
  • O convívio presencial com as pessoas é importante pra mim?

Por mais que pareça banal, nem todas as pessoas conseguem trabalhar em home office. De acordo com as suas respostas para nossas perguntas simples, você vai ter uma noção mais clara sobre o seu perfil, e isso deve te ajudar a decidir sobre o trabalho remoto.

2- Crie um local de trabalho

Ter um lugar adequado para trabalhar é essencial no home office. Aqui no blog já ensinamos como montar um home office eficiente, dá uma olhada neste conteúdo especial clicando AQUI.

Se você tem filhos, pense em como mostrar para a criança que esse é seu local de trabalho. Mais do que um home office eficiente, a criança precisa entender (e isso leva um tempo, não acontece do dia para a noite) que esse lugar da casa é usado para trabalhar.

Criar plaquinhas, desenhos e regras no ambiente doméstico podem ajudar, vamos falar sobre isso daqui a pouco.

3- Tenha uma rotina no home office

Tenha uma rotina estável de trabalho, com horário para começar e para terminar. Não apenas para você, como também para seus filhos. 

Quando todas as pessoas que moram juntas sabem os horários umas das outras, fica mais fácil para se entender. A criança aprende com a rotina. Portanto, se você tem filhos em casa, ensine para ela quais são os horários para trabalhar e quais são os horários de diversão.

Se acaso for difícil manter a concentração com os filhos pela casa, experimente algumas alternativas como:

  • Acordar mais cedo do que as crianças e reservar este horário para atividades que precisam de bastante concentração.
  • Dividir o dia em várias tarefas.
  • Usar o tempo de escola (online ou presencial) das crianças para fazer tarefas mais simples para que você possa ajudá-las em caso de dificuldade.

Seja como for, lembre-se de que, mais do que criar regras para sua rotina, é preciso realmente seguí-las!

4- Preparar as crianças

Muitas vezes as crianças associam a presença dos pais em casa a momentos de férias e de lazer. Com isso, é provável que seu filho confunda as situações, pelo menos no início.

Então, antes que você comece a montar seu home office, é preciso conversar com as crianças sobre isso. Explique, por exemplo, que a partir de agora você vai estar todos os dias em casa, mas que não vai poder brincar o tempo todo.

Para preparar o ambiente com as crianças, as dicas seguintes vão te ajudar:

5- Crie limites e sinais com as crianças

Para o home office com filhos você pode, por exemplo, criar alguns limites que ensinam à criança quando ela pode te interromper ou não.
Crie limites e sinais para a criança. Foto: Unsplash/ Charles Deluvio.

Lembra de quando falamos sobre a organização do espaço de trabalho? Pois é, aquela dica é muito importante e pode ser completada com essa: crie limites visuais para as crianças.

Em princípio, você pode fazer regras com as crianças e envolvê-las na produção de cartazes e desenhos explicando isso. Crie também alguns sinais de momentos em que ela não pode te interromper como, por exemplo: sentar na mesa do home office, usar fones de ouvido, ou uma plaquinha colorida.

Por fim, não esqueça de que podem haver emergências com seu filho enquanto você estiver trabalhando. Nesse sentido, ensine a criança a diferenciar momentos de emergência ou não. É provável que, no início, a criança fique na dúvida sobre esses momentos mas, com o tempo, ela vai entender.

6- Lembre-se de que crianças gostam de testar

No momento em que criar regras, a criança pode ou não entender. Dependendo da idade de seus filhos, eles têm mais dificuldade de entender regras. Tenha paciência para explicar sempre. Nesse sentido, lembre de envolver a criança para criar sinais e regras visuais. Tudo que é concreto, que pode ser visto e pegado, é mais fácil para a criança assimilar.

E mais, esteja preparado, mesmo que a criança entenda os limites, ela provavelmente vai querer testá-los. Portanto, quando situações assim acontecerem, tente não ceder nem abrir exceções. Lembre-se de que uma concessão abre espaço para outras e, com o tempo, seu home office estará desorganizado.

7- Reserve um tempo para as crianças

Pais e filhos podem ter um momento de interação durante o home office.
Pai e filho interagindo. Foto: Pexels/ Ketut Subiyanto.

As crianças têm dificuldade para entender que seus pais não podem lhes dar atenção sempre que estão por perto. Por isso, no trabalho remoto, você pode reservar momentos específicos para ficar com ela durante o dia.

Um momento especial durante o dia, em que você se dedica somente a isso, ajuda a construir uma relação mais forte.

Desse modo, separamos duas técnicas que você pode testar. Experimente e veja qual funciona melhor para a sua realidade:

  1. Método Pomodoro: trabalhe concentrada por 25/30 minutos e depois faça alguma atividade de até 10 minutos com a criança. A princípio, essa técnica é usada para aumentar a produtividade, mas você pode usar como uma aliada no home office. Assim você reserva um tempo para trabalhar e ainda um tempo para a criança. Você pode usar o tempo com a criança para criar tarefas que ela fará quando você estiver trabalhando.
  2. Agenda bloqueada: durante uma hora por dia você tem sua agenda bloqueada e não pode marcar nenhum compromisso. Esse recurso já está sendo usado por algumas empresas que entendem que os pais em home office precisam ter um tempo com as crianças. Divida o tempo em dois períodos de 30 minutos em que um será pela manhã e outro de tarde. Nesse período, dedique-se a criança, brincando, pintando e fazendo outras atividades.

8- Envolva os filhos no dia-a-dia de seu home office

Os filhos podem participar do trabalho remoto, para que isso seja possível, dê a eles algumas tarefas para executar.
Criança participando do home office. Foto: Pexels/ Tatiana Syrikova.

Para que isso seja possível, transfira algumas atividades para os pequenos. Lembre-se que, na medida em que vão crescendo, eles já podem ser responsáveis por, por exemplo: arrumar a cama, lavar louça, fazer um lanche e organizar seus brinquedos.

Dessa maneira, os filhos começam a sentir que participam da rotina da casa. Além de, é claro, ajudar a desenvolver o comprometimento, ainda mais se a criança for a principal responsável por alguma atividade.

9- Conte com alguém para ajudar

Nem sempre vai dar pra seguir à risca a rotina, imprevistos acontecem. Por isso, contar com a ajuda de amigos, pais, sogros ou vizinhos ajuda muito.

Nesse sentido, é essencial que você tenha uma pequena rede de apoio para quando não puder ficar em casa com as crianças.

Você também pode organizar um dia por semana para resolver assuntos fora de casa. Assim, fica mais fácil encontrar uma pessoa para cuidar das crianças enquanto você está fora.

10- Cuide de si mesma

Essa parte é fundamental. Na correria do dia-a-dia, acabamos esquecendo de cuidar da gente. Vamos cuidando de tudo e de todos e deixamos de lado os cuidados pessoais.

Mesmo que pareça um pouco difícil encontrar um tempo para si, crie uma rotina em que você tenha esse tempo reservado. Pode ser, por exemplo, durante o banho, enquanto cozinha, depois que as crianças forem dormir. Reserve momentos de leitura, para ver filmes, ou para fazer outras atividades que te deixam mais relaxada.

Dica bônus: como buscar soluções para o home office com as crianças?

O home office com filhos é um desafio. Mas não se pode esquecer que as crianças querem brincar e não conseguem compreender tão facilmente quando é hora de fazer silêncio.
Mãe em home office com crianças brincando em volta. Foto: Pexels/Ketut Subiyanto

Mesmo colocando em prática todas as dicas que demos ainda podem surgir problemas:

  • As crianças podem, por exemplo, estar em um dia muito agitado e fazerem bagunça demais.
  • Você pode ter problemas com a internet.
  • Você, seus filhos ou alguém próximo podem ficar doentes e precisar de ajuda.

Enfim, são uma vários os problemas que podem surgir mesmo que você esteja planejado e organizado. Por isso, é importante que não só a empresa que você trabalha (caso seja o seu exemplo) mas também seus clientes saibam da sua situação de trabalho remoto.

Pensando nisso, criamos uma lista com algumas dicas extras para você:

  • Dialogue com a empresa sobre ser mãe e trabalhar em home office.
  • Inclua a criança na conversa: é preciso naturalizar que os pequenos podem gritar, chorar, correr e chamar a mãe sem um motivo aparente.
  • Tente flexibilizar seus horários.
  • Tenha sempre um plano B para o caso de emergências. Aqui é válido lembrar da rede de apoio de que já falamos.

Antes de ir

Agora vamos chegando ao fim deste artigo. Esperamos que ele seja útil para você e te ajude a montar um excelente local de trabalho com os filhos por perto.

Antes de ir, deixe seu comentário sobre o que achou do texto e o que você gostaria de saber sobre home office. sua opinião é importante para conteúdos cada vez melhores!

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office diretamente em seu e-mail.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →