Iluminação para home office: dicas para não errar

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Iluminação para home office: 10 dicas para não errar

Você já tem ou está pensando em montar um home office? Se sim, você está no lugar certo! Com efeito, o ano de 2020 está aí para nos mostrar que o trabalho remoto deixou de ser uma tendência para virar uma ótima opção de trabalho. Pensando nisso e em como criar o melhor espaço para você ter um local adequado para trabalhar de casa, fizemos esse artigo. Ele é, sem dúvidas, um guia completo, com 10 dicas sobre como fazer a iluminação para home office.

À primeira vista, a iluminação não é levada em conta na hora de montar seu escritório, mas ela é essencial. Pensar na posição, temperatura e estilo das luminárias de seu home office pode trazer mais tranquilidade ao ambiente. Além disso, uma boa iluminação ajuda na sensação de bem-estar e aumenta a produtividade.

Por isso, quando montar o home office, não dispense o uso de boas lâmpadas. E, vale ter vários tipos de iluminação: luz de teto, luz de mesa, LED nos móveis, luz natural. Enfim, use e abuse da criatividade!

Para fazer a iluminação do seu home office você pode usar e abusar de diferentes tipos de luzes, inclusive a natural.
Um home office com vários tipos de luzes deixa seu home office mais confortável e produtivo. Foto: Unsplash

Com o intuito de resolver todas as dúvidas que você possa ter sobre como fazer a iluminação para home office, elaboramos esse artigo. Mas primeiro, vamos falar sobre seu ambiente de trabalho de maneira mais geral:

Como montar um home office

Para montar um home office ideal, você precisa de uma cadeira confortável, uma mesa grande, equipamentos básicos e boa iluminação.
Um home office com cadeira confortável, equipamentos essenciais e boa iluminação. Foto: Unsplash.

Em primeiro lugar, para ter um home office bem iluminado, é preciso começar pelo básico. Ou seja, primeiro é preciso ter um escritório em casa, não é mesmo?

Para te ajudar a pensar em como montar um home office eficiente, você vai precisar de 3 coisas:

  • Espaço. Onde você vai instalar seu home office? Pode ser, por exemplo, na sala, no quarto ou no corredor de casa.
  • Organização. Não é porque você trabalha em casa que você não precisa seguir uma rotina.
  • Itens básicos. Para começar seu home office, você vai precisar de cadeira confortável, mesa, lugar para guardar os objetos do dia-a-dia, computador, internet de qualidade e, é claro, uma boa iluminação.

Como no tweet acima, viva o home office organizado!

Portanto, na medida em que você montar seu lugar de trabalho remoto, você deve pensar em como fazer a iluminação desse espaço.

Mas, afinal, por que é tão importante cuidar da iluminação? Vamos responder essa pergunta na nossa primeira dica:

Por que cuidar da iluminação para home office?

Desde o início deste artigo estamos falando que cuidar da iluminação é importante, mas, por quê?

Bom, a iluminação é tão importante porque ela ajuda a garantir o bem-estar e conforto dentro do ambiente de trabalho. Assim, em um local que está bem iluminado, a produtividade aumenta.

Isso se deve ao fato de que uma luz no lugar certo aumenta a concentração e estimula a criatividade, logo, você será mais produtivo naquilo que precisa fazer.

Portanto, quando montar seu home office, não deixe de lado a questão da iluminação, afinal, ela vai te trazer muitos benefícios.

Como garantir uma boa iluminação para home office?

Para que a iluminação do home office não se torne um pesadelo, você deve prestar atenção em alguns detalhes. Quando for comprar ou adaptar as luzes de seu ambiente de trabalho, leve em consideração que:

  • O foco da iluminação deve estar, sempre, na sua principal estação de trabalho. Seja uma mesa ou uma tela, por exemplo, a iluminação principal deve apontar para esse lugar.
  • A iluminação geral deve ser uniforme e não ofuscante. De modo geral, essa luz deve ser neutra e da cor branca.
  • Os demais pontos de luz, que são secundários, podem explorar lâmpadas com cores mais quentes.
  • Diferentes trabalhos exigem diferentes tipos de luz. Assim, antes de escolher as luzes do seu home office, leve em consideração qual é o tipo de trabalho que realiza e quanto tempo por dia passa fazendo suas atividades.
  • Por fim, garanta a ergonomia visual no seu trabalho remoto, ou seja, tenha uma iluminação que seja confortável aos olhos.

Para saber mais sobre o que valorizar quando fizer o projeto de luzes de seu home office você pode dar uma olhada na Norma Regulamentadora 17 (NR17). Essa norma trata da ergonomia no ambiente de trabalho e, consequentemente, sobre a iluminação nesse espaço.

De acordo com ela, a iluminação, seja ela natural ou artificial, deve ser adequada ao tipo de atividade. Para que isso seja possível, ela deve ser distribuída de modo uniforme no ambiente e instalada de uma forma que evite ofuscamentos, reflexos, sombras e contrastes.

Agora, com esses pontos bem definidos, vamos ver quais tipos de iluminação você pode adotar no seu trabalho em casa.

Tipos de iluminação

Como já dissemos antes, existem vários tipos de luzes para serem considerados na hora de montar o home office. Só para ilustrar, você pode ter:

  • Iluminação de teto.
  • Luz de mesa.
  • Fitas de LED nos móveis.
  • Iluminação natural.

Dentro de cada um desses itens, mais uma porção de ideias podem surgir. Por isso, separamos alguns modelos para você se inspirar:

Luminárias de teto

Essas luminárias são o cartão de visitas do seu local de trabalho. Por mais que, às vezes, elas nem sejam percebidas como parte da decoração, elas são essenciais para garantir um espaço bem iluminado.

Nesse ponto, para escolher a luz ideal, temos algumas sugestões:

  1. Elas precisam ser lineares e direcionáveis. Com isso, o foco de luz vai ser direcionado para onde ele é necessário.
  2. Luzes de cor (ou temperatura) branca, entre 4000k e 6000k são as ideais.
  3. Podem ser de LED ou fluorescentes. Optar pela luz de LED vai garantir mais economia e versatilidade, sem contar que esse tipo de iluminação diminui a distorção das cores dos objetos.
  4. É interessante escolher luzes que tenham iluminação direta e indireta com interruptores diferentes para cada função. Assim, você pode ligar as luzes de acordo com suas necessidades.
Uma boa opção de iluminação é apostar em luminárias que estejam presas no teto mas suspensas perto da mesa de trabalho.
Luminárias de teto pendentes. Foto: Pinterest.

Luminárias de mesa

Você já deve ter percebido que muitas fotos de home office que encontramos por aí trazem opções de luminárias de mesa. Esse tipo de luz, além de ajudar a equilibrar o ambiente, também traz um charme ao espaço.

Como existem muitas opções criativas, você pode optar por ser mais conservador na iluminação do teto e, então, soltar a mão na luz de mesa.

Veja alguns exemplos de luminárias que encontramos em sites de varejo como Amazon, Americanas e Magazine Luiza, por exemplo:

Você pode otimizar a iluminação para home office usando diferentes tipos de luzes de mesa.
Diferentes tipos de luzes para colocar em cima da mesa.

Luminárias na mobília

Um bom jeito de fazer a iluminação para home office é usando fitas de LED nas estantes.
Fitas de LED para fazer a iluminação do home office. Foto: Pinterest.

Como você pode ver pela imagem acima, as fitas de LED dão, sem dúvidas, um charme a mais ao escritório. Elas são cleans e ocupam um espaço do mobiliário que não será usado para outra coisa.

Além de trazerem muita personalidade ao home office, as fitas de LED elas ajudam a diminuir as sombras no ambiente. 

Outro modo de usar a mobília em favor da iluminação é instalar luzes de LED individuais, como foi feito no exemplo a seguir:

Um bom jeito de usar as luzes de LED é colocá-las na mobília. As luzes individuais além de trazerem cor para o ambiente, também são uma opção prática e econômica.
Luzes de LED individuais aplicadas na mobília do home office. Foto: Pinterest.

Luz Natural

Sem dúvidas, uma das melhores opções de iluminação para home office é a opção de usar a luz natural. Apesar de ter limitações em alguns lugares em que chove bastante ou durante a noite, sempre que for possível, explore a opção da iluminação natural.

Isso porque, ao mesmo tempo em que traz uma economia na conta de energia elétrica, a luz natural também faz bem para a saúde. Ao que tudo indica, a presença dela, no ambiente de trabalho, faz com que nosso organismo permaneça ativo e, com isso, obtemos muitas vantagens. Veja algumas dessas vantagens da luz natural:

  • Ela melhora nosso bem-estar e humor.
  • Aumenta a produtividade pois trabalhamos com mais conforto.
  • Tendo em vista que o olho humano é naturalmente adaptado à luz natural, ela se torna muito mais agradável.
A iluminação para home office pode ser natural. Nesse caso, o ideal é que a mesa não esteja de frente para a janela que é a fonte de luz.
Home Office com iluminação natural. Foto: Pexels.

Mas, mesmo que as vantagens de trabalhar usando a iluminação natural, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

  1. Mesmo que trabalhar olhando para fora da janela seja uma tentação, a entrada de raios solares pode esquentar demais o ambiente e estragar seus equipamentos. Por isso,sua mesa de trabalho não deve ficar de frente para o sol, prefira fazer como na imagem acima e deixar a mesa de lado.
  2. Às vezes, a entrada de luminosidade é muito intensa. Para corrigir esse problema, você pode optar pela instalação de cortinas e persianas translúcidas.

Veja, por exemplo, como usar persianas translúcidas quando tiver muita luz natural:

Quando a iluminação natural for muito intensa, vale a pena instalar persianas translúcidas para que o sol não entre diretamente.
Uso de persianas translúcidas para bloquear parte da luminosidade. Foto: Unsplash.

E então, como fazer a iluminação para home office?

Alguns pontos precisam ser avaliados no momento em que começar a organizar as luzes do seu home office.

Para te ajudar, vamos te dar 3 dicas essenciais para quando for comprar as lâmpadas, veja:

Posição das luzes

A iluminação do seu home office não pode ser um problema, certo? Por isso, ela deve ser projetada de modo eficiente. Para evitar problemas com sombras, reflexos e contrastes, ao instalar suas luzes leve em consideração:

  1. Nunca coloque a luminária principal atrás da cadeira de trabalho pois isso dá reflexo nas telas de computadores.
  2. Opte por colocar lâmpadas com iluminação indireta que seja para os lados ou para baixo. Caso você possa investir um pouco mais, vale comprar luzes com iluminação direta e indireta cujas funções possam ser acionadas de modo separado. Com isso você pode adequar a luz ao tipo de trabalho.
  3. Fitas de LED colocadas em prateleiras podem ajudar a diminuir as sombras.

Temperatura ideal

A temperatura (ou cor) de suas lâmpadas são fundamentais para garantir um bom desempenho no trabalho remoto. Isso se deve ao fato de que luzes da cor errada podem cansar a visão mais facilmente.

Nesse sentido, é muito importante que você tenha a luz ideal para seu tipo de trabalho.

  • Luzes brancas, entre 4000k e 6000k, são as ideais para ter como iluminação principal. Por serem de uma cor neutra e mais fria, ajudam a manter o foco e a concentração.
  • Luzes amarelas devem ser usadas em pontos de luz que complementam a principal, nunca como fonte de luz geral. 

Home office do seu jeito

De maneira geral, o escritório deve ser clean e organizado. No entanto, nada nos impede de dar um toque especial para esse ambiente.  Desse modo, a iluminação pode ajudar a decorar seu espaço de home office. 

Personalise seu espaço com o uso da luz. Escolha luminárias com diversos materiais, cores e texturas de maneira que você se sinta confortável e representado no ambiente que criar.

Dica extra

O projeto de iluminação do seu escritório em casa deve ser flexível. Nesse sentido, tenha em mente que você vai precisar de diferentes tipos de lâmpadas, para que sejam usadas de acordo com o momento.

A luminária de teto e a iluminação natural são boas para momentos que precisam de foco e energia. Agora, se você quiser descansar um pouco, pode ligar somente a luz de mesa, para criar um ambiente mais relaxado.

Por isso, pense sempre em luzes que se complementam: enquanto a luz principal deve ser neutra, os outros pontos de luz podem ter diferentes temperaturas. 

Resumindo tudo

Ufa! Depois de tanta informação, vale a pena fazer um pequeno resumo de tudo o que foi dito. Pegue o papel e a caneta e vamos lá!

Veja o passo a passo de como montar o projeto de iluminação para home office:

  1. Para o home office, escolha um lugar em que a luz natural possa ser usada.
  2. Compre uma luminária de teto que seja neutra, com cor fria e temperatura de no máximo 6000k.
  3. Lembre-se de que a luz de teto precisa iluminar o ambiente e, se for possível, opte uma lâmpada que tenha a opção entre luz direta e indireta.
  4. Escolha outros pontos de luz para completar e trazer personalidade ao espaço. Você pode escolher, por exemplo, luminárias de mesa e fitas ou pontos de LED. Esses pontos de luz podem ser de cores mais quentes.
  5. Ao escolher todas as luzes, pense das atividades que vai desempenhar no ambiente e em quanto tempo vai passar ali. Nesse sentido, opte luzes tenham diferentes cores (branca e amarela são as mais comuns), assim você vai poder adaptar seu home office para diferentes situações.

Concluindo

Enfim, esperamos que depois de ler esse artigo você esteja pronto para colocar a mão na massa e consiga montar um bom sistema de iluminação para seu home office. Não esqueça de deixar um comentário do que achou, isso nos ajuda a preparar conteúdos cada vez melhores para você!

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office diretamente em seu e-mail.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →