Quais profissões permitem o trabalho remoto?

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Se podemos dizer que houve algo positivo em meio a essa pandemia por conta do novo pandemia, sem dúvida, foi o de consolidar o home office por aqui.

Lembrando que lá fora, com a globalização, essa modalidade de trabalho já era uma realidade, enquanto aqui só uma tímida tendência.

O fato é que, com toda a crise, agora ainda mais fortalecida com a pandemia, o desemprego vem obrigando muitas pessoas a procurarem novas formas de trabalho, e o remoto se mostra uma excelente alternativa em tempos de distanciamento social.

Mas, afinal, em que trabalhar? Quais profissões permitem o trabalho remoto?

Pois é, essas são dúvidas bem comuns nesses tempos. E isso porque nem todo trabalho permite que se possa realizar de casa, na modalidade home Office, ou oferece rendimentos a curto prazo.

Vale deixar claro que as oportunidades são infinitas, em se tratando de internet, mas o que queremos destacar aqui são aquelas profissões que permitem que quem já trabalhava de forma presencial, possa também trabalhar home Office.

Lembrando que, tal como no presencial, no trabalho remoto a pessoa pode trabalhar como freelance, ou por um contrato via pessoa jurídica, ou até com carteira assinada.

E mais, o trabalho remoto pode ocupar apenas parte do seu tempo, para só obter uma renda extra, ou ser seu principal emprego, e isso porque o home office oferece flexibilidade de horários, além de permitir definir em que período do dia vai trabalhar, sem a cobrança presencial de um chefe.

O fato é que antes mesmo da pandemia, o home office surgiu como um reflexo das novas tecnologias e suas muitas facilidades, à nível global,  permitindo entre outras coisas, que uma empresa pudesse contratar colaboradores em qualquer canto do mundo.

E mais, a internet permite estar conectado a plataformas de empresas a qualquer hora ou local, tornando possível o trabalhar em home Office em quase todas as áreas.

Profissões para quem quer trabalhar em home office

Quer começar, ou continuar atuando e, home office mas não sabe quais profissões permitem a modalidade? Então, continue lendo, pois mostraremos agora aquelas com as quais o home office não só combina, como apresenta uma forte tendência no mercado. Confira.

1 – Jornalista

Não é de hoje que jornalistas do mundo inteiro estão montando seus escritórios em casa, já que o jornal impresso vem caindo muito desde que o digital surgiu, fazendo com que muitos profissionais pudesse trabalhar de casa. Muitos até de forma autônoma, recebendo por artigos produzidos.

Ou seja, com o campo de trabalho da área de jornalismo sendo ampliado para a área digital, a grande parte dos jornalistas, por formação, passou a trabalhar com jornalismo digital.

Dessa forma, é cada vez mais comum vermos jornalistas formados envolvidos com produção de conteúdo para sites e blogs de empresas e organizações públicas e privadas, assim como, com o marketing digital e inbound marketing.

Na verdade, atualmente, a maioria das empresas nem exigem mais o diploma de jornalismo para trabalhar com produção de conteúdo, bastando apenas ter um computador com acesso à internet, um celular e muita disposição.

E quem quer trabalhar com produção de conteúdo, seja do tipo que for, pode fazer isso em home Office.

Assim, com um vasto campo no mercado, jornalistas, ou produtores de conteúdo, são profissionais que se encaixam perfeitamente na modalidade home office.

2 – Contador

Embora seja uma das mais tradicionais profissões do mercado, tanto que existem cursos espalhados em cada canto e nas principais instituições de ensino superior, porém, o contador evoluiu junto com a internet.

A tecnologia chegou trazendo muitas mudanças e ferramentas facilitando o trabalho desse profissional e permitindo, entre outras coisas, que o contador possa trabalhar de casa.

E que empresa ou organização pode viver sem esse profissional? Todas empresas precisam fazer sua contabilidade, pagar impostos, emitir notas fiscais, enfim, cuidar dos muitos trâmites burocráticos que envolvem o dia a dia dessas organizações.

Assim, atualmente esse profissional não precisa mais se prender á apenas uma empresa, já que, graças à tecnologia, pode trabalhar de casa e para mais empresas, ou seja, aumentar seus rendimentos.

Na verdade, cada vez mais as empresas buscam praticidade, agilidade e um bom suporte, o que a internet e suas muitas ferramentas permitem.

Planilhas compartilhadas, videochamadas, aplicativos de mensagens, o que não faltam são ferramentas voltadas à facilitar consultorias a qualquer hora do dia, e de qualquer lugar, com os dados sempre acessíveis, de forma segura.

Felizmente, hoje em dia, é possível prestar serviço de contabilidade de casa, atendendo as empresas de forma online.

Assim, contador é mais um exemplo de profissão que permite o trabalho home office.

3 – Designer Gráfico

Se tem um profissional que já fazia uso do home office mesmo quando era uma modalidade ainda subestimada por aqui, ele é o designer gráfico.

As ofertas de trabalhos, principalmente, para freelancer, são muitas, o que é fácil perceber em uma rápida olhada nos principais portais de vagas de emprego e oportunidades.

Ou seja, a maioria das vagas ou ofertas de trabalhos, são para home office, dessa forma, sendo mais vantajoso para ambas as partes.

Geralmente, um designer gráfico possui seu próprio computador, onde tem seus arquivos e referências, além do pacote de softwares para edição gráfica, o que pode até ser negociado com o contratante.

Lembrando que esse profissional pode trabalhar com diferentes produtos, desde marcas, redes sociais, sites, identidades visuais, enfim, e o leque aumenta cada vez mais, com as facilidades da internet e suas ferramentas.

Vale lembrar que um designer gráfico, em home Office, pode trabalhar com diferentes clientes, simultaneamente, possibilitando que aumente, consideravelmente, sua renda mensal.

4 – Psicólogo

Desde o início da pandemia, os atendimentos psicológicos presenciais tiveram que ser substituídos pelas consultas online.

A tensão gerada em função da pandemia foi tanta que acabou levando até quem não se consultava com um psicólogo, à procurar ajuda de um profissional, elevando o número de consultas remotas nessa área.

Vale saber que a psicoterapia online já é praticada lá fora desde o começo dos anos 2000, com resultados bem expressivos. Inclusive, estudos realizados para avaliar a efetividade da consulta remota têm se mostrado favoráveis à prática.

Assim, mais uma vez a tecnologia pode ser usada a nosso favor, permitindo que, agora, psicólogos possam prestar atendimento aos pacientes através de uma infinidade de opções de ferramentas.

O fato é que a modalidade do trabalho em home Office, acabou ampliando, e muito, o mercado para os psicólogos que podem atender os pacientes em qualquer lugar do Brasil, e até do mundo.

Nada mais conveniente nesse período de confinamento, para muitos, e de incertezas, fragilidade e receios.

Lembrando que hoje o que não faltam são aplicativos que permitem vídeo-chamadas. No mais, é só desligar as notificações e os alertas de mensagens via celular durante as sessões.

Enfim, já não é mais preciso estar frente a frente, em um consultório, para atuar como psicólogo, por isso, essa modalidade de atendimento a distância no campo da psicologia está se tornando cada vez mais comum.

5 – Professor particular

Você tem facilidade em alguma matéria, ou mesmo, é formada em pedagogia, ou tem graduação em alguma licenciatura, como física, química, matemática, geografia, história? Então, uma opção para trabalhar em home Office é como professor particular.

Para isso, não é necessário ter um espaço físico, basta ter um cômodo na sua própria casa que possa colocar um computador e poder dar suas aulas, seja por videoconferência (se for em grupo) ou até por videochamada.

Certamente, será preciso um bom planejamento pedagógico e reorganizar sua rotina de forma a ter um horário para planejar as propostas a serem enviadas ou as aulas online.

Ao contrário do que muitos pensam, o professor que trabalha em home Office, se planejar e se estruturar bem, pode usar a tecnologia a seu favor, motivando os alunos através das muitas ferramentas que a internet possibilita.

Por isso tudo, é possível ter sucesso ao trabalhar em home Office como professor particular, podendo, até mesmo, conciliar com outro emprego físico, podendo sim, fazer do trabalho home office a sua principal fonte de renda.

6 – Revisor de textos

Embora você não precise ser, necessariamente, formado em faculdade nenhuma para ser revisor, todavia, é recomendado que seja e, de preferência, em Letras ou Jornalismo.

Portanto, se você se considera uma pessoa muito conhecimento da linguagem, essa profissão pode ser ideal para você.

O Revisor pode trabalhar a qualquer hora e local, sendo revisão de texto algo muito abrangente.

Por exemplo, você pode atuar revisando artigos para sites, veículos de imprensa, textos técnicos de bulas de medicamentos, para empresas farmacêuticas, ou trabalhos acadêmicos.

Claro, que tudo isso podendo ser feito de casa, via home office.

7 – Desenvolvedor de Softwares e websites

Embora o home office já fosse uma tendência na área de TI, a pandemia só fortaleceu essa modalidade, permitindo que desenvolvedores pudessem morar longe dos centros de tecnologia.

Assim, quem sonha em trabalhar com desenvolvimento de softwares ou websites, basta ter um ótimo conhecimento, um bom equipamento de informática em casa, que poderá trabalhar para qualquer empresa ou organização.

Então, se é graduado em TI, pode comemorar, pois o momento é de muitas possibilidades em qualquer canto do mundo e, não custa ressaltar, é um trabalho muito bem remunerado.

8 – Empreendedor digital

Mas… se o seu forte for vendas e gostaria de criar um website de e-commerce para poder vender qualquer coisa de onde quiser, saiba que o home Office tem tudo a ver com esse tipo de trabalho.

O momento não poderia ser mais positivo para isso, com muitas opções de plataformas digitais para viabilizar ser e-commerce do zero, mesmo que o estoque pertença a terceiros.

Ou seja, nesse tipo de trabalho home Office, você só precisa provocar a venda por meio do site, e ficar com uma parcela do lucro.

Se interessou? Então, invista na carreira de empreendedor digital, que está em alta e é um trabalho para se fazer via home office.

9 – Administração de empresas

E se o que você pretende é trabalhar com um consultor de Recursos Humanos, de Finanças ou de Marketing para alguma empresa, saiba que pode fazer isso tudo de forma remota, ou seja, em home Office.

Antes mesmo da pandemia, muitas empresas já estavam contratando profissionais para prestarem consultoria online, e isso porque os trabalhos desenvolvidos por administradores, podem muito bem ser feitos de casa, via home Office, sendo mais economicamente vantajoso para as empresas.

Ou seja, tal como o jornalista e o contador, ser administrador de empresas já não depende mais da presença física do profissional nas empresas para as quais presta trabalho.

Enfim, já é possível ser consultor, em diversas áreas, para atender online.

10 – Tradutor 

Acredite, conhecer outro idioma pode lhe abrir muitas portas, as possibilidades são infinitas.

Desde traduzir conteúdos para blogs e sites, ainda é possível traduzir vídeos e filmes em geral, trabalhos, documentos e livros.

Muitas empresas, a despeito da crise, continuam precisando de profissionais para atuarem nos mais variados setores e é um serviço que, com pandemia ou sem pandemia, predominantemente, é realizado em home Office.

Mas vale a pena trabalhar de casa, por home office?

Uma coisa é certa, quem opta pelo home office, na verdade, procura por qualidade de vida.

Porém, o trabalho home office, tal como o presencial, apresenta vantagens e desvantagens, ou seja, caberá ao profissional reconhecer se o trabalho remoto interfere, de alguma forma, em sua produtividade e ânimo para trabalhar.

Como vantagens, podemos destacar a flexibilidade de horários, a comodidade, o fato de não precisar passar horas no trânsito ou depender de transporte público, poder passar mais tempo com a família, a economia nos gastos com alimentação, transporte e saidinhas com colegas.

Como desvantagens, não podemos esquecer a necessidade de muita disciplina, a infinidade de distrações e o tédio, principalmente, para quem não gosta de ficar sozinho ou sente necessidade de se relacionar com outras pessoas.

E é isso, no mais, passada a pandemia, vale fazer uma autoanálise da sua vida, sua rotina, e de suas necessidades para, então, poder decidir se vale a pena, ou não, investir no trabalho home Office.

Você quer aprender a trabalhar Home Office?

Receba os melhores conteúdos sobre Home Office diretamente em seu e-mail.

Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Mariano Stacieski

Mariano Stacieski

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Deixe um comentário

Sobre Mim

1798079_10152603160913916_647557915_n - Copia

Olá, meu nome é Mariano. Fazem mais de 9 anos que trabalho em Home Office. Minha primeira experiência foi quando tinha minha imobiliária e agora com minha agência de marketing digital. Desde então vivo diariamente o Home Office, que tem me oferecido uma vida muito boa. Neste site compartilho todo meu aprendizado.

Últimos Posts

Conteúdo Recente

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar

Assistente virtual: guia para começar a trabalhar Tida como a profissão do futuro, a assistente virtual já é uma realidade para muita gente. A necessidade …

Continue Lendo →

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis

Decoração para home office: 6 dicas imperdíveis Sem dúvida, o trabalho remoto não é mais segredo para ninguém. A ideia de trabalhar direto da própria …

Continue Lendo →